Aspectos Físicos e Biológicos

Clima

O clima é do tipo tropical quente úmido, com estação chuvosa no verão e seca no inverno. A temperatura média anual é de 23° C, sendo a média do mês mais quente de 25,6° C, em fevereiro, e a média do mês mais frio 19,9° C em julho.

Relevo

Relevo
Do tipo modelado a região origina feições representadas por uma seqüência de colinas tabulares, entrecortadas por vales amplos e rasos, podendo-se identificar uma única unidade geomorfológica denominada dos Tabuleiros Costeiros, que caracterizam-se por formas aplainadas, parcialmente conservadas, submetidas a retoque e remanejamentos sucessivos.

Vegetação

Vegetação
A principal formação vegetal encontrada é a Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas também chamada "Mata dos Tabuleiros", dentro da Província Atlântica. Este tipo de floresta caracteriza-se por ser uma mata sempre verde de caráter hidrófilo, formada por dois ou mais estratos superpostos com árvores de mais de 30 m de altura.

 
Flora


Flora
A flora possui muitas espécies de destaque como jequitibá-rosa, braúnas, angicos, bicuíbas, sapucaias, imbiribas, imbiremas, gonçalo-alves, jataípebas, copaíbas, palmaceas, bromélias e outras.

Fauna

Fauna
A fauna protegida na reserva é representada por centenas de espécies de aves, mamiferos, répteis, anuros e peixes, além de milhares de espécies de invertebrados, sendo que muitas dessas espécies encontram-se em risco de extinção, enquanto muitas outras ainda não foram descritas. Possui semelhanças com a fauna amazônica e um elevado número de espécies endêmicas. Dentre as espécies em risco de extinção aparecem o jacu-estalo, papagaio chauá, mutum do sudeste, macuco, onças pintada e parda e harpya, além de outras espécies como o urubu-rei, jacupembas, corujas, urutaus, jaós, arapongas e saíras.

Ocorreu um grande declínio das populações de mastofauna desde a estimativa feita em 1948. De acordo com RUSCHI (1981), espécies como o macaco-preto, a capivara, o tamanduá-bandeira, o sauá e o tatu-canastra correspondiam a apenas 20% em relação à estimada na década de 40. Apesar disso, a reserva ainda abriga uma valiosa diversidade faunística, atuando como refúgio para a fauna remanescente.

Bacia Hidrográfica

HidrografiaO principal rio é o Barra Seca que junto com o Cupido situado na face sul da reserva formam a Lagoa do Macuco, um ecossistema de rara beleza no interior da unidade.

Mais a leste no entorno da UC em direção ao Oceano Atlântico esta situado o ecossitema de alagados que até meados dos seculo passado era conhecido como "Pantanal Capixaba" que se estendia desde a Lagoa Suruaca até a Foz do Rio Doce ao sul e ao Rio Cricaré ao norte, abrangendo uma área de aproximadamente 180.000 hectares habitados por uma infinidades de espécies da fauna, avifauna aquática e ictiofauna nativa muito diversificada. Atualmente restam poucos ambientes alagados, a diversidade biológica da região foi extinta e na Lagoa do Macuco no interior da reserva ainda são preservadas algumas dessas espécies que encontram nesse ambiente similares condições para sobrevivencia e procriação, dentre elas as aves, jacarés, lontras e peixes nativos. A lagoa apresenta uma caracteristica muito importante no aspecto vegetacional, possuindo suas margens cobertas por uma vegetação graminoide e arbustiva que formam ilhas flutuantes que se deslocam pela ação do vento pelo interior da lagoa.