Curso de Taxidermia na Reserva Biológica de Sooretama/ICMBio

Do dia 29 de setembro a 02 de outubro a Reserva Biológica de Sooretama sediou um Curso de Taxidermia promovido por uma das empresas responsáveis pela prestação de serviços na unidade, a Ápice Projetos Ambientais. O curso foi ministrado pelo Msc. José Nilton da Silva, que atualmente executa seu projeto de mestrado no Centro Universitário Vila Velha/ES (UVV) e é um dos responsáveis pelo setor de taxidermia do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa/ES.

IMG 6613  IMG 6162 IMG 6431

O curso abordou duas formas de taxidermia, a científica e artística, a primeira para ser feita em animais que serão encaminhados a coleções científicas e a segunda, normalmente destinada a locais de exposição focados em educação ambiental, como museus e o próprio Centro de Vivência da sede da REBIO, onde há atividades de visitação e educação voltadas à conscientização ambiental. A REBIO de Sooretama é interceptada em cerca de 5 km pela rodovia federal BR-101 e devido a isso, em média três animais são atropelados diariamente, e aqueles que são encontrados em boas condições podem ser destinados à taxidermia com fins didáticos. Apesar da sua proveniência um tanto quanto cruel, a taxidermia de animais atropelados é uma das sugestões para exibir aos visitantes da Reserva a diversa fauna existente na unidade, característica da Mata Atlântica de Tabuleiros da região. Concomitantemente, ao sanar a curiosidade dos visitantes, os mesmos também são sensibilizados a respeito da maneira que a fauna está sendo reduzida na região, em decorrência dos atropelamentos supracitados, garantindo conhecimento e engajamento aos visitantes.

O curso permitiu qualificar 11 pessoas, sendo 2 funcionários da Petrobras, 3 da empresa Ápice de Vitória, 3 da empresa Ápice atuantes na REBIO, 1 do IEMA atuante na REBIO, 1 brigadista funcionária da REBIO e 1 pessoa da comunidade do entorno. Durante o curso, o grupo realizou a taxidermia de cerca de 13 animais, entre eles mamíferos, aves e répteis e já combinaram datas futuras para realizarem novas campanhas de taxidermia na REBIO de Sooretama.

 

Fabiana Cruz

Bióloga

Equipe de Educação Ambiental

Reserva Biológica de Sooretama/ICMBio

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-bidi-font-family:"Times New Roman";}