Nem a rainha foi perdoada

Animais silvestres pequenos, médios e grandes, terricolas, arboricolas, rastejantes ou voláteis, que habitam o maior remanescente de Mata Atlântica de Tabuleiros do Espirito Santo,constituido pelas áreas protegidas da Reserva Biológica de Sooretama - ICMBio, Reserva Natural VALE, RPPNs Mutum Preto e Recanto das Antas (FIBRIA), localizado na região centro leste do estado, sofrem constantemente a ameaça vinda daqueles que tem o dever de proteger o patrimônio natural: o próprio homem.

Os pequenos, por existirem em maiores quantidades, não provocam tanta comoção diante da divulgação das constantes mortes por atopelamentos que ocorrem diariamente, mas quando se trata de animais raros e de grande porte a repercussão ganha espaço nos meios de comunicação.

Como já relatado nesta página, em menos de um ano três antas foram atropeladas e mortas nas adjacências da Reserva Biológica de Sooretama - ICMBio, sendo que uma delas trazia em seu ventre um feto em avançado estágio de desenvolvimento que sucumbiu juntamente com a mãe.

Em 07 de março de 2015, uma onça-parda (Puma concolor) também foi morta por atropelamento quando tentava atravessar a BR no interior da Reserva Biológica de Sooretama.

onca parda

Para aqueles que não acreditam que aves também são atropeladas pelos veículos que trafegam pelas nossas rodovias, esta semana 08/04 um gavião real (Harpia harpyja), considerada a rainha entre as aves da Mata Atlântica, foi encontrada ainda com vida no km 103 da BR 101 norte, interior da Reserva Biológica. Apesar dos esforços para salvar a ave, que foi imediatamente encaminhada para o Projeto CEREIAS (CETAS-ES) e posteriormente para um hospital veterinário a mesma veio a morrer.

 DSC04003  GEDC9468

Fica aqui a pergunta para ser refletida pelo internauta: até quando nossa biodiversidade terá que suportar as pressões decorrentes da caça predatória, do tráfico de animais silvestres, da extinção dos habitats naturais, do envenenamento por pesticidas e pelos atropeamentos e morte nas nossas rodovias? 

Valdir Martins dos Santos

Analista Ambiental

RBS / ICMBio