MATA ATLÂNTICA NO ESPIRITO SOFRE COM INCÊNDIOS

Muitos municípios no Estado do Espirito Santo se encontram em situação de emergência não dispondo de água para o abastecimento normal da população. Devido a longa estiagem inúmeros incêndios estão acontecendo em fragmentos particulares de floresta atlântica no norte do estado e em Unidades de Conservação, o que vem agravar mais a crise ambiental da região pela diminuição das áreas de cobertura florestal.

Em Conceição da Barra o Parque Estadual de Ituanas, teve grande parte da sua área atingida por um incêndio supostamente causado pelo descuido de frequentadores da praia em Riacho Doce, que devido às condições de seca prolongada e altas temperaturas permitiram que o fogo atingisse áreas de pântano completamente secos pela estiagem.

A Reserva Biológica de Sooretama – ICMBio passa pela maior crise ambiental desde sua criação em 1943 em decorrência da prolongada estiagem que assola a região centro leste e norte do estado desde o inicio de 2015. As baixas precipitações e altas temperaturas no final da primavera e inicio de verão associada ao aumento das captações de água para agricultura irrigada resultaram na completa exaustão dos corpos hídricos.

01 fogo

Inúmeros córregos que abastecem a Unidade de Conservação não recebem agua há mais de sete meses colocando em risco espécies da ictiofauna nativa da região e expondo a fauna aos insistentes caçadores, que se aproveitam da escassez hídrica para caçar dentro da reserva. A presença destes infratores já provocou em 1998 um incêndio que destruiu mais de 2000 hectares de mata nativa. No final da semana passada 18-12-2015 foi constatado o mais recente incêndio que esta sendo combatido desde aquele dia pela manhã.

Devido ao local em que o fogo se iniciou a única alternativa encontrada pelos gestores da reserva para combater o incêndio que se propagava a partir do centro da floresta foi buscar o apoio do corpo de bombeiros do Espirito Santo, que desde o dia 18-12 deu total apoio para evitar a tragédia de 98. Imediatamente o comando em Linhares – ES deslocou uma equipe comandada pelo Sgto. Paulo Roberto para fazer uma avaliação in loco da situação que após a analise com os técnicos do ICMBio, decidiu solicitar reforço ao comando central para o envio do helicóptero da Policia Militar.

03 local

Com a chegada da primeira aeronave foi realizado o reconhecimento aéreo da área e na reunião para planejamento da operação entre Corpo de Bombeiros, Tripulação do Helicóptero, Gestores da UC e Reserva Natural VALE/Prossegur, foi solicitada a participação de um segundo helicóptero para dar apoio à equipe em terra enquanto o outro atuasse diretamente no combate ao incêndio.

Na segunda feira 21-12 uma equipe com mais de 50 homens conseguiu avançar no controle do fogo encerrando a operação por volta das 18:00 horas dando continuidade no dia seguinte com a chegada de reforços do próprio Corpo de Bombeiros, Reserva Natural VALE/Prossegur, brigadistas do IBAMA vindos do Rio de Janeiro e do ICMBio lotados nas UCs do norte do ES, moradores do entorno, bombeiros voluntários do MANAIN, ISAS, que se revesaram diuturnamente ate o dia 1º de janeiro de 2016 no combate e controle dos focos de incêndio evitando uma tragédia ambiental de grandes proporções na UC.

08 equipe

Ainda não se tem a área exata atingida pelo fogo, mas estima-se que seja o segundo maior incêndio florestal na historia da reserva e uma equipe de plantonistas continua fazendo o rescaldo da área para evitar a retomada do fogo, pois a floresta encontra-se desfolhada pela seca e com abundancia de serapilheira que constitui em farto combustível para propagação do fogo.

A ação direta do Corpo de Bombeiros do Estado do Espirito Santo, da Reserva Natural VALE/Prossegur, Instituto Ambiental VALE, do grupamento de bombeiros voluntários do MANAIN, de equipes voluntárias constituídas por moradores do entorno da UC, do Instituto Socioambiental Sooretama-ISAS, de brigadistas deslocados da Serra dos Órgãos/RJ, brigadistas do próprio ICMBio lotados no ES e do IBAMA através da disponibilização de um helicóptero para apoiar as equipes nos últimos dias, quando as aeronaves do ES se retiraram para outras frentes de trabalho no estado, foram fundamentais para conter o avanço do incêndio sobre a floresta ressecada pela seca prolongada e altas temperaturas na região.

010 C BOMBEIROS

Da mesma forma o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Espirito Santo e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce, junto a Ministra do Meio Ambiente e Presidência do IBAMA, que atuaram com rapidez para disponibilizar toda logística necessária aos trabalhos na Reserva Biológica de Sooretama, destacando também a disponibilidade de diversas empresas da região, que apoiaram com o fornecimento de parte dos alimentos para todo o contingente durante esses 15 dias de trabalho.

09 logistica

No momento oportuno estaremos nominando todas as equipes e pessoas, que de uma forma ou outra se dispuseram a cooperar nesta operação e desde já desejar a todos e em especial àqueles que longe de suas famílias nos dias de festejos de final de ano não mediram esforços em colocar seus serviços em prol de uma causa coletiva CUIDAR DA VIDA e do planeta.

Texto:
Valdir Martins dos Santos
Analista Ambiental
RBS / ICMBio