imagem sisbio
 

AVISO IMPORTANTE

Prezado Pesquisador,

Informamos que foi disponibilizada  a nova versão do SISBIO, hospedada no ambiente computacional do ICMBio, no endereço https://sicae.sisicmbio.icmbio.gov.br/usuario-externo/login

Os dados armazenados no sistema anterior foram migrados para o novo banco de dados, bem como foram implementadas melhorias no sistema.

Em virtude da nova regra de criptografia das senhas, para acesso ao novo SISBIO será necessário gerar uma nova senha, para isso clique no botão “Esqueci minha senha” existente no formulário de acesso ao sistema.

Caso o e-mail cadastrado no sistema anterior esteja desatualizado e não mais acessível ao pesquisador, será necessário relatar o problema para a Coordenação do SISBIO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

 

O que é o SISBio?

O Sisbio é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.

Os tipos de solicitações disponíveis no Sisbio são:

  • Autorizações para atividades com finalidade científica
  • Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior)
  • Licença Permanente
  • Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico

Conheça cada tipologia no Manual do Usuário.

As autorizações e licenças permanentes concedidas a pesquisadores por meio do Sisbio NÃO podem ser utilizadas para fins comerciais, industriais, esportivos ou para realização de atividades inerentes ao processo de licenciamento ambiental de empreendimentos.

O Sisbio permite ao ICMBio realizar a gestão da informação resultante das pesquisas realizadas visando a conservação da biodiversidade, por meio do recebimento de relatórios de atividades que integram a base de dados do Instituto sobre ocorrência e distribuição de espécies.


A navegação pelo Sisbio é mais eficiente no Mozilla Firefox

 
 

Leia mais

Manual do Usuário

Acesse o Manual

Leia mais

Dúvidas Frequentes

Tire suas dúvidas

Leia mais

Destaques

Leia as novidades