DESTAQUES

MMA E ICMBIO LANÇAM PORTAL DA BIODIVERSIDADE

26/11/2015 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram nesta quinta-feira (26), o Portal da Biodiversidade, plataforma virtual cuja missão é possibilitar o acesso público a um rico universo científico que já conta com mais de um milhão e meio de registros de ocorrências sobre 93.442 espécies.

PORTAL DA BIODIVERSIDADE SERÁ LANÇADO EM NOVEMBRO

03/11/2015 - Será realizado no dia 26 de novembro o lançamento do Portal da Biodiversidade. Nele, serão disponibilizados à sociedade os registros de ocorrência de biodiversidade (coordenadas geográficas) informados nos relatórios das autorizações de pesquisa preenchidos no SISBIO, assim como dados disponíveis em outras bases de biodiversidade mantidas pelo ICMBio e parceiros.

sisbio
btn sisbio
 

O que é o SISBio?

O Sisbio é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.

Os tipos de solicitações disponíveis no Sisbio são:

  • Autorizações para atividades com finalidade científica
  • Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior)
  • Licença Permanente
  • Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico

Conheça cada tipologia no Manual do Usuário.

As autorizações e licenças permanentes concedidas a pesquisadores por meio do Sisbio NÃO podem ser utilizadas para fins comerciais, industriais, esportivos ou para realização de atividades inerentes ao processo de licenciamento ambiental de empreendimentos.

O Sisbio permite ao ICMBio realizar a gestão da informação resultante das pesquisas realizadas visando a conservação da biodiversidade, por meio do recebimento de relatórios de atividades que integram a base de dados do Instituto sobre ocorrência e distribuição de espécies.


A navegação pelo Sisbio é mais eficiente no Mozilla Firefox


Leia mais

Manual do Usuário

Acesse o Manual

Leia mais

Dúvidas Frequentes

Tire suas dúvidas

Leia mais

Destaques

Leia as novidades