Disponibilizada a planilha para preenchimento de registros de ocorrência de táxons no relatório

Foram implementados os ajustes que permitem aos pesquisadores relatarem os registros de ocorrência de táxons por meio de preenchimento offline de planilha eletrônica (para posterior upload no sistema).

A planilha disponibilizada, esta está no formato “.xls” e pode ser preenchida por meio de editores baseados em software livre, tais como LibreOffice, BrOffice e OpenOffice, além do editor Microsoft Excel (versões 2003 a 2010). É importante ler as Instruções de Preenchimento e comparar com a outra modalidade (preenchimento "on-line") para selecionar a opção mais adequada aos seus dados. A quantidade de registros a serem relatados deve ser considerada, pois o preenchimento via planilha é mais recomendado para os relatórios que abrangem uma grande quantidade de táxons ocorrentes. O modelo da planilha e um arquivo com as instruções de preenchimento e upload no sistema também podem ser acessados fazendo o login no SISBIO em www.icmbio.gov.br/sisbio, e acessando Relatório > Incluir/Alterar > “Instruções para preencher/importar dados de ocorrência (planilha)”.

Pesquisadores com autorizações ou licenças emitidas há mais de 12 meses e que não tiverem submetido relatório referente a cada documento emitido terão até o dia 15/08/2012 para fazê-lo. Após esta data será implementado o bloqueio no sistema para pesquisadores que tenham relatórios pendentes.

A data para apresentação de relatório para cada uma das autorizações ou licenças emitidas pode ser consultada fazendo o login no sistema em www.icmbio.gov.br/sisbio e acessando Relatório > Incluir/Alterar.

Clique nos links abaixo para baixar o arquivo contendo as instruções e o modelo de planilha eletrônica.

Instruções sobre o preenchimento da planilha.

Arquivo com o modelo de Planilha.