PORTAL DA BIODIVERSIDADE SERÁ LANÇADO EM NOVEMBRO

No dia 26/11/2015, às 15hs, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, ocorrerá o lançamento do Portal da Biodiversidade.

Os dados que serão disponibilizados no Portal formam uma ampla visão sobre a distribuição da biodiversidade brasileira. Será possível realizar pesquisa, visualização e download de registros disponíveis nos bancos de dados de biodiversidade mantidos pelo ICMBio e parceiros. Desta forma, a ferramenta irá potencializar o uso dos dados na gestão da biodiversidade e no planejamento de ações para sua conservação. Informações mais detalhadas a respeito do Portal podem ser acessadas no arquivo disponível neste folder.

Só serão disponibilizados publicamente os registros que estiverem fora do período de carência definido pelo pesquisador, conforme regulamentado no capítulo VIII da IN 03/2014.

Considerando a exigência de preenchimento anual dos relatórios no SISBIO, gerando, com certa freqüência, a inserção de dados preliminares que necessitam de detalhamento posterior, sugerimos que, aqueles que considerarem pertinente, atualizem ou revisem os dados inseridos em seus relatórios, em especial aqueles referentes aos registros de ocorrências de táxons.

A atualização dos dados nos relatórios de atividades é importante na medida em que permitirá que tanto a comunidade científica, como a sociedade em geral, tenham acesso a dados confiáveis e atualizados.