Brasileiro no exterior

Está apto a registrar solicitação de autorização ou licença no Sisbio o pesquisador definido como profissional graduado ou de notório saber, que desenvolva atividades de ensino ou pesquisa, vinculado FORMALMENTE à instituição científica BRASILEIRA. É considerado vinculado à instituição científica:

a) pesquisador com contrato de trabalho;

b) pesquisador bolsista de programa de professor visitante da Capes ou CNPq ou de programa de apoio ao docente recém-doutor;

c) alunos de programa de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).

Pesquisador brasileiro vinculado a instituição estrangeira poderá integrar equipe de titular de autorização ou licença (em "Registro de expedição" - colocar em link), ou poderá ser TITULAR de autorização desde que seja indicado, formalmente, por instituição científica nacional. O documento deverá informar a ciência da instituição sobre os projetos ou atividades a serem executadas pelo pesquisador, indicando-o como colaborador, e deverá ser assinado por ocupante de cargo de chefia da instituição (ex.: representante legal, chefe de unidade, chefe de departamento). Este documento deve ser digitalizado e anexado à solicitação no Sisbio.