Exportação/Importação de material biológico

A solicitação de exportação ou importação NÃO é registrada no Sisbio, mas sim no sistema Cites, sob responsabilidade do IBAMA. No sistema Cites a autorização para a exportação e importação é nomeada Licença de Exportação ou Licença de Importação, respectivamente.

O formulário de requerimento para exportação ou importação de material biológico está disponível nos serviços on-line do IBAMA.

Para obter informações sobre o envio de material biológico para instituições sediadas no exterior, contate a Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

O material consignado, ou seja, registrado em coleção biológica científica depende de guia do curador da coleção para ser transportado no país e para o exterior, conforme Lei nº 5.197/1967.

Qualquer material biológico listado nos Anexos da Cites também necessita de licença Cites, cujo formulário de requerimento está disponível nos serviços on-line do IBAMA.