Pesquisador titular de solicitação

Está apto a registrar solicitação de autorização ou licença permanente no Sisbio o pesquisador definido como profissional graduado ou de notório saber, que desenvolva atividades de ensino ou pesquisa, vinculado FORMALMENTE à instituição científica (consulte a página 6 do Manual do Usuário). É considerado vinculado à instituição científica: pesquisador com contrato de trabalho, pesquisador bolsista de programa de professor visitante da Capes ou CNPq ou de programa de apoio ao docente recém-doutor, e alunos de programa de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).

O GRADUANDO não pode ser titular da solicitação, somente pode fazer parte da equipe. Em projetos de iniciação científica sugerimos que o orientador do aluno de graduação seja o titular da autorização.

O pesquisador aposentado ou autônomo pode ser titular de autorização desde que seja indicado formalmente por instituição científica pública ou privada, nos termos da Instrução Normativa nº 03/2014 (retificada). O modelo de carta para a indicação está disponível aqui.

O pesquisador aposentado também pode ser titular de licença permanente desde que formalmente indicado como colaborador por instituição científica pública ou privada, nos termos da Instrução Normativa nº 03/2014. O modelo de carta para a indicação está disponível aqui.