Jovens Protagonistas na APACC

1º Fórum Socioambiental Costa dos Corais 91
Foto: projeto JP
DSC01564
Foto: projeto JP
DSCN0510
Foto: projeto JP
DSCN6492
Foto: projeto JP
DSCN6500
Foto: projeto JP

Sustentado na perspectiva da transdisciplinaridade, do protagonismo juvenil e da arte-educação, o projeto Jovens Protagonistas da Costa dos Corais (JPCC) foi criado após a capacitação pró-fórum Socioambiental da Costa dos Corais onde, muitos dos jovens participantes foram envolvidos nas oficinas de desenho e literatura de cordel além de outras oficinas e capacitações realizadas naquele momento. Esses jovens continuam participando de atividades relacionadas as áreas socioambientais, sendo estas, uma ascensão no desenvolvimento de sua consciência e maturidade política, cultural e sócio afetiva. Tendo em vista sua atuação nas comunidades onde se relacionam, proporcionam um enriquecimento no desenvolvimento humano.

Pode-se destacar o engajamento deste grupo em atividades como: I Seminário de Turismo Sustentável e Reuniões do Conselho Gestor da APA Costa dos Corais; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Conselho de Turismo de São Miguel dos Milagres; Diagnóstico participativo dos problemas ambientais nas comunidades, Reuniões do Legislativo em Porto de Pedras e Fórum socioambiental da Costa dos Corais.

A atuação desses jovens tem sido notada em toda região central da APA desde sua primeira atividade realizada. Esse grupo conta com oficinas de estímulo as inteligências múltiplas para facilitar o desenvolvimento pessoal sobre questões socioambientais, fortalecendo a participação dos jovens na gestão local e regional.

O JPCC conta com a participação de 32 jovens com idade entre 14 e 24 anos, e em sua maioria matriculados escolas públicas de ensino médio, além do apoio estrutural e logístico da APA Costa do Corais/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – APACC/ICMBio, do Instituto Yandê: Educação, Cultura e Meio Ambiente e da Associação Milagrense de Turismo Sustentável - AMITUS.

Atualmente, o Grupo Jovens Protagonistas da Costa dos Corais executa diversas ações através do Projeto "Jovens Protagonistas da Conservação na APA Costa dos Corais", em parceria com o Instituto BiomaBrasil, AMITUS, Instituto Yandê e APACC/ICMBio, com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil.

Recentemente foi publicado um artigo na Revista Brasileira de Educação Ambiental (clique aqui)