ICMBio combate pesca ilegal de lagosta

 ICMBIO APREENDE MARAMBAIAS USADAS PARA PESCA ILEGAL DE LAGOSTA

DSCN2926

Na última sexta feira (07/10/2016) a equipe de fiscalização da APA Costa dos Corais apreendeu 159 tambores de ferro no município de Japaratinga - AL. Esse petrecho, conhecido como MARAMBAIA, seria destinado à pesca ilegal de lagosta no interior da Unidade de Conservação.

Pescadores mal intencionados utilizam dessa artimanha ao jogar as estruturas no mar que servirão como nicho artificial para atrair o crustáceo, facilitando a sua captura., também realizada através de outras formas ilegais (mergulho ou rede). Desde 2006 essa prática é considerada crime ambiental grave (Instrução Normativa do IBAMA n° 138).

A prática, além de contribuir para dizimar os estoques de lagosta, também polui o mar, pois são usados tonéis sujos, enferrujados que muitas vezes serviam para transporte de produtos tóxicos, óleos e lubrificantes. Não há nenhuma preocupação dos infratores em relação a esses aspectos e a lagosta pescada pode inclusive trazer malefícios à saúde se consumida.

DSCN2930O local foi descoberto pelo Pelotão de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas que realizava operações na região e se depararou com os tonéis na área rural de Japaratinga - AL, prontos para serem embarcados. A SEDE da APA Costa dos Corais - APACC recebeu a denúncia e organizou uma ação visando identificar os proprietários dos tonéis e ao mesmo tempo apreender todo material no dia posterior.

A equipe de fiscalização não conseguiu identificar os responsáveis pelo ilícito. O local onde foram encontrados os tonéis permanecerá em sigilo para que a equipe realize novas vistorias tendo em vista que moradores locais informaram não ser a primeira vez que tonéis são depositados no local. O local é próximo à praia e existem barcos pesqueiros constantemente atracados nas proximidades.

Todo o material foi apreendido pelo ICMBio, onde foi lavrado auto de infração sem identificação do autor, sendo os tonéis depositados na Associação dos Catadores de Material Reciclado de Tamandaré para que após o prazo do período eleitoral seja realizada a devida doação.