I Seminário de Pesquisa da APACC foi um sucesso

DSCN0639O ICMBio, através da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, realizou seu I Seminário de Pesquisa na APACC entre os dias 18 e 21 de outubro de 2016, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE / ICMBio), em Tamandaré/PE.

Durante os dias de evento, participaram mais de 120 pessoas, entre pesquisadores, gestores e estudantes engajados no desenvolvimento de pesquisas na APACC.

 

DSCN0653

O Seminário, que teve como tema central "Prioridades para conservação da biodiversidade" recebeu em sua abertura a palestra "Conservação de manguezais no Brasil", proferida pela Dra. Yara Schaeffer-Novelli, uma das maiores autoridades mundiais nesse ecossistema. Ao longo da semana foram realizadas mesas redondas sobre temas-chave no que se refere à gestão da APA Costa dos Corais, com a participação de especialistas oriundos de diversas instituições brasileiras e internacionais, abordando turismo e pesca artesanal, com foco na sustentabilidade, conservação de ecossistemas costeiro-marinhos e de espécies ameaçadas de extinção.

DSCN0787

Dentro desse contexto, recebemos a palestra Manatees and protected areas, proferida pelo palestrante James Reid, do Serviço Norte-Americano de Geologia (USGS). Ao final do evento, tivemos um saldo de 50 trabalhos científicos apresentados sobre temas relevantes à conservação da biodiversidade, além de quatro oficinas temáticas realizadas com o objetivo de propor, de modo participativo, ferramentas de gestão que auxiliem no preenchimento das lacunas de informação e prioridades de pesquisa em apoio à gestão da APACC.

 

DSCN0816

Como fruto desses trabalhos, esperamos obter ferramentas de monitoramento da conservação da biodiversidade na UC, tendo como pontos focais a conservação dos manguezais, pradarias de fanerógamas e recifes costeiros, além de propostas de protocolos de prevenção e controle para espécies exóticas invasoras, de monitoramento participativo da pesca artesanal e do impacto da visitação em ambientes recifais. Acreditamos que o saldo do evento tenha sido bastante positivo para a gestão e esperamos que esse tenha sido o primeiro de muitos seminários que virão.

Que sua realização tenha servido para estreitar parcerias e propor colaborações entre os diversos setores envolvidos com a sua realização.