Professores da UFAL aprovam o primeiro sitio PELD de Alagoas

 Professores do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT) do ICBS aprovaram pela primeira vez em Alagoas projeto para instalação de um sítio do PELD na APA Costa dos Corais (PELD-CCAL). PELD refere-se ao famoso programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração concebido e financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq) em conjunto com as FAPs. A equipe de 52 pesquisadores é liderada pela UFAL em parceria com ICMBio, SEMARH, IMA, IFAL, UFPE, ONG Biota, ONG Yandê, Universidade de Oxford, Ludwig Maximilian University of Munich, University of California. Pesquisadores, gestores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas de conhecimento realizarão pesquisas no Sitio-PELD-CCAL em microbiologia, bentos, plantas, ecologia de peixes, aves, repteis, mamíferos, pesca, turismo, recursos hídricos, sensoriamento remoto interagindo com pesquisadores da área social no que tange a percepções, conflitos, educação ambiental, entre outros. O projeto também tem forte componente na área de divulgação científica que será conduzido pela professora Lídia Ramires da UFAL. Além disso, a equipe conta com a participação dos gestores da APACC, destacando-se o chefe da Unidade Iran Normande, o coordenador de Pesquisa Marius Belluci e o Analista e o coordenador de Gestão Sócio-Ambiental Ulisses dos Santos, responsável pelas ações em educação ambiental.

O projeto, coordenado pelos professores Richard Ladle e Nidia Fabré, concorreu com 168 propostas e obteve nota de 9,6, posição 18º entre os 32 avaliados com Prioridade 1. A qualidade do projeto permitiu garantir recursos financeiros do CNPq e FAPEAL na ordem de 1 milhão de reais para pesquisa na APACC na sua porção alagoana, por quatro anos. O objetivo geral do projeto é o de desenvolver um sistema integrado de monitoramento a longo prazo dos processos ecológicos e sociais essenciais no sistema sócio-ecológico da APA Costa dos Corais. O coordenador do projeto Richard Ladle ressalta que "o PELD será o primeiro em Alagoas e terá um efeito transformador sobre os membros da equipe interdisciplinar, elevará o perfil da pesquisa ecológica na universidade e construirá a capacidade necessária em um dos estados mais necessitados do Brasil".

A Vice-coordenadora Nidia Fabré diz que "a aprovação do projeto coloca Alagoas como destaque no cenário nacional e internacional e significa um grande reconhecimento para os pesquisadores do PPG DIBICT, um jovem PPG que desde seu credenciamento em 2009 vem propiciando a integração de professionais da área de conservação da biodiversidade tropical".

Um selo de qualidade

O PELD é a versão brasileira de um projeto internacional conhecido como LTER (do inglês Long Term Ecological Research Network), criado em 1980 pela NSF (do inglês National Science Foundation) nos Estados Unidos para conduzir pesquisas sobre questões ecológicas que requerem décadas de observação e abrangem grandes áreas geográficas. No Brasil, a primeira chamada ocorreu em 1997 e os resultados têm colaborado para um quadro de melhor gestão na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade no país. Em 2000, o PELD obteve um destaque orçamentário específico no Plano Plurianual 2000-2003 do Governo Federal, garantindo sua longevidade.

SÍTIOS PELDO PELD busca a geração de conhecimento qualificado sobre os nossos ecossistemas em uma rede de 30 sítios de referência para a pesquisa científica no tema "Ecologia de Ecossistemas" espalhados pelo Brasil. "Os sítios PELD são áreas de referência para a Pesquisa Ecológica no Brasil e ganham um selo de qualidade. Localizam-se nos mais diversos ecossistemas do país, incluindo áreas preservadas e não-preservadas, onde são desenvolvidos estudos dos mais diversos no tema da Ecologia, desde longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e suas biotas associadas, até pesquisas temáticas de menor duração. Os sítios PELD tem papel destacado na formação de recursos humanos especializados (nível de pós-graduação, principalmente), constituindo polos de nucleação de grupos de pesquisa" (home page CNPq; http://cnpq.br/sitios-peld/)

Saiba um pouco sobre o PELD Alagoano (PELD-CCAL)

Neste projeto, propõe-se um sistema integrado de monitoramento a longo prazo dos processos ecológicos e sociais essenciais que ocorrem dentro do sistema sócio-ecológico da APACC na porção alagoana. Especificamente, propõe-se (i) monitorar e proteger a diversidade biológica, particularmente populações de espécies ameaçadas de extinção; (ii) entender e minimizar as ameaças resultantes de atividades antrópicas, tais como a pesca irresponsável, o turismo desordenado, a degradação de manguezais, a poluição oriunda de fontes agrícolas e domésticas, e as relativas a mudanças climáticas globais; (iii) monitorar processos ecológicos e serviços ecossistêmicos (inclusive os serviços culturais), e; (iv) fornecer conhecimento cientifico essencial para que os gestores da APACC e demais instâncias públicas e privadas de interesse possam implementar e justificar ações de gestão visando ao uso produtivo e responsável do ambiente e seus recursos.

Base conceitual do projeto PELD-CCAL.

SAÚDE ECOLÓGICA DE LONGA DURAÇÃO APACC

E o PELD traz mais inovação para Alagoas

Para atingir estes objetivos, serão adotadas várias abordagens inovadoras como o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (drones) para monitorar populações de peixe-boi e tartarugas marinhas, sensores remotos para modelagem ecossistêmica, microchip para monitorar a qualidade das águas, técnicas de sequenciamento genômico de última geração, e métodos de big data para coletar informações sobre os serviços culturais dos ecossistemas.

FAPEAL: uma FAP que vestiu a camisa PELD CCAL

A aprovação com prioridade 1 com nota que garantiu a 18º colocação entre os 32 PELDS aprovados garante recursos do CNPq e da FAPEAL para o PELD CCAL colocando a FAPEAL como uma parceria de extrema importância na condução das pesquisas. Os coordenadores e equipe PELD já estão em articulação para garantir a participação ativa da FAPEAL em todos os estágios de implementação e monitoramento do projeto. Os coordenadores afirmam que o aporte previsto de recursos da FAPEAL fará toda a diferença para o cumprimento dos objetivos do projeto, uma vez que fornecerá recursos extras para o dispendioso trabalho de campo e analises inovadoras de dados e, principalmente com o provimento de bolsas de graduação e pós-graduação que serão essenciais para a formação de recursos humanos no estado.