Oficina censo da pesca

IMG-20161130-WA0003Censo Estrutural da Pesca na Apa Costa dos Corais

Foi realizada, nos dias 25 e 26 de novembro de 2016, no Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste - Cepene, a Oficina para "Definição de Protocolos e Metodologias para o Censo Estrutural da Pesca na Apa Costa dos Corais". A realização do Censo Estrutural da Pesca está previsto pelo Projeto "Gestão Participativa na Apa Costa dos Corais: conhecendo a pesca artesanal". O projeto é executado, de forma compartilhada, por vários atores locais, e coordenado pelo Cepene, e tem por finalidade qualificar a participação dos pescadores artesanais na gestão da unidade de conservação. É financiado pelo GefMar, em seu subcomponente referente ao fortalecimento das organizações comunitárias.

A definição de protocolos e metodologias para realização do censo estrutural da pesca, na oficina, foi feita com a participação dos pescadores artesanais da unidade que puderam definir quais as informações que serão coletadas e quais métodos utilizados, respectivamente. A coleta de informações por questionários será realizada pela contratação de trinta agentes locais que serão capacitados para esse tipo de coleta. Já a coleta de informações por grupo focal e visita de campo serão realizadas pelos gestores, pesquisadores e articuladores locais. Para essa etapa do processo, a ideia é obter um diagnóstico sobre a atividade pesqueira na Apa Costa dos Corais.

A realização do Censo Estrutural da Pesca na Apa Costa dos Corais é uma estratégia de envolvimento comunitário, onde os pescadores artesanais têm possibilidades de participarem efetivamente do processo, considerando o conhecimento tradicional que possuem acerca da atividade pesqueira. Portanto, a realização do censo atende na geração de informações sobre a atividade pesqueira na unidade como, também, no envolvimento dos pescadores artesanais no processo. Esse diagnóstico da pesca na unidade poderá auxiliar as discussões para a criação de zonas pesqueiras no âmbito do Conselho Consultivo da Apa Costa dos Corais (Conapac).