Capacitação de Monitores Ambientais

Sem título-3
Acervo APACC
20170220 145635
Acervo APACC

Capacitação dos Monitores Ambientais das Piscinas Naturais

Foi realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Hotel Praia Dourada, em Maragogi, o Módulo I de Capacitação Continuada dos Monitores Ambientais das Zonas de Visitação da APA Costa dos Corais (APACC).

A APACC tem estabelecido em seu zoneamento várias Zonas de Visitação (ZV). Nessas áreas o turismo comercial é autorizado pelo ICMBio e existe uma série de normas de uso e limites de embarcações e passageiros. A visitação conta com o apoio e a participação dos municípios em alguns aspectos, como o monitoramento do cumprimento das normas. Nesse sentido, faz-se necessário um alinhamento e treinamento dos profissionais contratados pelas prefeituras para atuar na ZV.

Participaram da capacitação 26 pessoas, entre monitores e gestores municipais dos municípios de São José da Coroa Grande (PE), Maragogi (AL), Japaratinga (AL) e Paripueira (AL). Os temas abordados foram: contextualização sobre o ICMBio e a APACC, conduta consciente em ambiente recifal, impactos da visitação, normas da ZV, rotina do Monitor e procedimentos administrativos para comunicação de infração.

A equipe da APACC, responsável pela capacitação, adotou técnicas participativas, como trabalhos em grupo, simulações e exposições dialogadas. O curso foi muito bem recebido e a participação e interesse dos envolvidos foi muito grande. Ao final também foram discutidos quais os próximos temas a serem abordados na continuidade da Capacitação, que tem previsão para o 2° semestre de 2017.

20170220 174509