Operação verão na APACC

foto crédito Ivaldo Marques 2
Foto: Pedro Lins
foto crédito Pedro Lins
Foto: Ivaldo Marques

APA COSTA DOS CORAIS REALIZA OPERAÇÃO VERÃO

O verão que está terminando foi marcado por uma das maiores ações de proteção do litoral nordestino. A APA Costa dos Corais desenvolveu durante os meses de dezembro a março várias operações de fiscalização. A Unidade de Conservação que compreende cerca de 130 quilômetros de praias num dos trechos mais movimentados do litoral brasileiro, entre Tamandaré/PE e Maceió/AL, organizou ações que contou com o apoio de fiscais do ICMBio, servidores do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas – IMA e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas – BPA.
A procura pelas praias e piscinas naturais é intensa na APA Costa dos Corais durante todo o ano, sendo a região de águas limpas e quentes reconhecida pela conservação e riqueza de corais, além da presença de muitos peixes e animais de grande atratividade como os peixes-boi marinhos. De acordo com informações contidas no portal gazetaweb.com, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo estima que pelo menos 750 mil visitantes circularam por Alagoas em 2016, boa parte destes turistas passaram pelo litoral que faz parte da Unidade de Conservação do ICMBio.

Os meses mais quentes e o período de férias resultam em concentração de turistas que buscam as belezas existentes na região, como consequência ações de orientações, educação ambiental, monitoramento e também fiscalização são necessárias para que a APA busque cumprir com seus objetivos que envolvem a conservação dos recifes de corais e o ordenamento do turismo ecológico visando a conservação ambiental.

As ações de fiscalização para o período do verão tiveram início em dezembro e término após o carnaval, foram 5 operações com 57 dias de atividades e a participação ao todo de 17 fiscais do ICMBio, 12 servidores do IMA e 10 policiais do BPA.

Contando com o apoio de recursos do PLANAF/ICMBio e também do GEF Mar, a presença institucional orientou os visitantes e buscou evitar a ocorrência de ilícitos, desta forma preservando esta rica região do litoral. No período apenas o ICMBio contabilizou 67 autos de infrações, somando as multas do IMA e ICMBio o valor totalizou mais de 294 mil reais, além de notificações, embargos e apreensões de embarcações, veículos e passeriformes.

As ações, entre outras coisas, representam segurança para os turistas e moradores que podem contar com praias livres de trânsito de veículos, as ações também buscam controlar esta importante área do país com a aplicação das normas de ocupação e demais regras para a qualidade ambiental, permitindo o uso adequado e salubre da região.
Desta forma, também foram alvo das ações fiscalizatórias situações irregulares de lançamento de resíduos sólidos, construções e ocupações em áreas não permitidas e realização de turismo em zonas destinadas a outras atividades.
As operações de fiscalização são reconhecidas por tentar garantir um ambiente natural saudável para que visitantes continuem frequentando a região e movimentando a economia de mais de 14 municípios e com isso milhares de pessoas são favorecidas.

Para 2017, além das ações de rotina, estão programados mais de 80 dias de operações especiais de fiscalização, que pretende envolver cerca de 60 agentes entre servidores do ICMBio e instituições parceiras.