RESERVA BIOLÓGICA DE SALTINHO - VISITAÇÃO

Seja bem vindo (a) à Reserva Biológica de Saltinho!

Logo REBIO de Saltinho internet 

A RESERVA BIOLÓGICA DE SALTINHO (REBIO Saltinho) é uma unidade de conservação federal sob responsabilidade do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio (NGI ICMBio Costa dos Corais), está localizada no estado de Pernambuco, na região da Mata Sul, protegendo um importante fragmento de Mata Atlântica.

Até o início do século XX foi um engenho de cana açúcar, em 1940 foi transformado pelo governo federal em horto florestal e em 1967 passou a ser denominada Estação Experimental, ligada à Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o objetivo de desenvolver pesquisas.

Em 1983, através do Decreto Presidencial n° 88744 foi categorizada como uma Reserva Biológica, com a finalidade de conservação integral da flora e fauna. Hoje, a Reserva Biológica Saltinho por se constituir em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do Estado de Pernambuco e abrigar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, tem um importante papel na conservação da diversidade.

A Reserva está localizada a aproximadamente 78 Km ao sul-sudoeste da capital estadual, Recife. Sua principal via de acesso é a rodovia PE-060. São 548 hectares de floresta, representando um perímetro de 29 km, nos municípios de Tamandaré e Rio Formoso.

Atividades na REBIO SALTINHO como pesquisa, visita com fim educacional e outras devem ser solicitadas através do preenchimento do Formulario on line Clique aqui.

Visitas à REBIO SALTINHO só são permitidas a instituições de ensino (exceto nível superior), o primeiro passo para agendar a atividade é através do preenchimento do Formulario on line Clique aqui.

As solicitações devem ser feitas no mínimo com 5 dias úteis de antecedência da data pretendida.

Devem seguir as seguintes orientações:

No dia da visita deverá ser entregue o original do Termo de responsabilidade assinado, conforme modelo: clique aqui

A atividade precisa ter cunho pedagógico;

O atendimento de visitantes poderá ser no máximo de 30 alunos com monitores, professores ou responsáveis adultos acompanhando;

As atividades pedagógicas guiadas pelos técnicos são realizadas de segunda a sexta-feira, de 08:30 às 11:30h, conforme disponibilidade da equipe do ICMBio. Pois o atendimento conta com uma palestra sobre a Unidade de Conservação no Centro de Visitantes (10 minutos) e uma trilha de baixo risco (1:00- 1:30 horas).

Após a solicitação da visita (via formulário on line), entraremos em contato por e-mail.

Todos os visitantes deverão trajar calçados fechados, não é permitido chinelo ou sandália.

É recomendado que todos usem roupas leves, bonés ou chapeús, protetos solar e levem levem água e lanche

Qualquer dúvida entre em contato pelo email ou pelo telefone: (83) 99120-4336

Gratidão por sua visita! Contamos contigo para disseminar amor e respeito à natureza, proteger a mata atlântica.

Atividades de ensino no Âmbito do Ensino Superior quando preverem coleta ou captura de espécimes pu material biológico precisam de autorização específica emitida pelo SISBIO clique aqui. Para maiores informações e agendamentos de atividades de didáticas de nível superior use o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saltinho site

As atividades pedagógicas guiadas pelos técnicos são realizadas de segunda a sexta-feira, de 08:30 às 11:00h, conforme disponibilidade da equipe do ICMBio, podendo varia as suas atividades. Pois o atendimento conta com uma palestra sobre a Unidade de Conservação no Centro de Visitantes (10 minutos) e uma trilha de baixo risco (1:00- 1:30 horas Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}