Oficina Educativa sobre a bioinvasão do peixe leão nos recifes da APACC

Neste mês de abril foram realizadas oficinas educativas sobre a bioinvasão do peixe leão nos municípios da região central da APA Costa dos Corais. As oficinas tiveram como objetivo apresentar a ameaça desta espécie invasora e suas implicações no ambiente recifal, assim como habilitar os atores locais a identificar o peixe leão e buscar assim aliados para prevenção dos impactos da bioinvasão.

Cartaz lionfish

As atividades foram realizadas nos dias 10, 11 e 12 de abril em Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, respectivamente. A média de participação foi de 30 membros contando com pescadores, jangadeiros e demais atores locais. A oficina contou com uma apresentação breve sobre os aspectos da invasão, um debate e apresentação dos problemas que o peixe leão poderia causar na APA Costa dos Corais (com possíveis soluções sugeridas pela comunidade) e ao final um vídeo educativo sobre a temática.

Faz parte da estratégia de gestão da APA Costa dos Corais adotar medidas preventivas referentes a ameaças de bioinvasão. O peixe-leão nunca foi visto no território da APA Costa dos Corais, mas o conhecimento prévio pode ter papel preponderante na identificação e controle dessa potencial ameaça.

 

 

A realização e o sucesso destas oficinas só foi possível devido aos esforços conjuntos do Projeto Conservação Recifal (PCR) e do Instituto Yandê Educação Cultura e Meio Ambiente. Os demais parceiros e financiadores do projeto são Waitt Foudantion, Padi Foundation, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e APA Costa dos Corais/ICMBio.

A meta agora é realizar novas oficinas em maio dos municípios de Japaratinga e Maragogi, também na APACC.

IMG 2866

Invasão do peixe-leão (lionfish) nos recifes brasileiros - Causa de emergência envolvendo pesquisa, comunidade local e operadoras de mergulho

O peixe-leão (lionfish) é uma espécie nativa do Oceano Pacifico que se tornou a pior espécie invasora nos recifes de corais do Caribe, principalmente pelo fato de não ter predador natural. Esta espécie vem causando um grande desequilíbrio neste ecossistema, pois consome rapidamente invertebrados e larvas de outros peixes.

 

Infelizmente, alguns indivíduos de peixe-leão já foram registrados em águas brasileiras e a invasão parece inevitável. IMG 2965Nesse contexto, medidas de manejo e gestão envolvendo pesquisadores, comunidade local e operadoras de mergulho devem ser iniciadas o quanto antes para evitar maiores problemas sociais, econômicos e ecológicos. 

(Fotos: Pedro Henrique Cipresso Pereira)