APA Costa dos Corais inicia processo de revisão do Plano de Manejo

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, unidade de conservação (UC) situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco, promoveu, entre os dias 12 e 14 de junho, oficina para planejar o processo de revisão do seu Plano de Manejo. Participaram do encontro analistas ambientais da Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo (Coman/Diman), da Coordenação Regional seis (CR 6) e do Cepene, além da equipe da APA, que agora possui quatro bolsistas contratados pelo Projeto GEF-Mar.

Durante o evento, financiado com recursos do GEF-Mar, foi realizada visita técnica em Maragogi (AL) e apresentada a nova abordagem para elaboração e revisão de Planos de Manejo adotada pela Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio). Foi construído, ainda, o Plano de Trabalho, estabelecendo atividades, equipes e prazos, de forma a organizar todo o processo de revisão do documento.

PARCERIAS: O processo de revisão do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais será financiado pelo GEF-Mar e pelo Projeto Toyota APA Costa dos Corais (Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica), com previsão de publicação no primeiro semestre de 2019. Inicialmente, estão planejadas 18 reuniões setoriais, quatro oficinas de pré-planejamento, duas reuniões do Conselho Gestor da APA e a oficina final de revisão do plano.

HISTÓRICO: O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi publicado em fevereiro de 2013 pela Portaria n° 144, contendo planejamento, zoneamento parcial da UC e programa de ações. Desde então, a gestão da unidade e a sede do ICMBio já receberam diversos pedidos de alteração do documento. Com o objetivo de atender demandas específicas dos usuários no que se refere ao zoneamento e à regularização da atividade turística, foram publicadas as Portarias n° 145/2014 e n° 95/2016. Ainda assim, a equipe gestora da APA constatou a necessidade de realizar um zoneamento mais efetivo de alguns trechos da UC, a fim de garantir uma maior proteção aos recursos naturais e o ordenamento de atividades econômicas que geram grande pressão sobre a unidade.

RPM

foto da reunião RPM

 

Oficina de planejamento reuniu equipe da UC e servidores da Coman, da CR 6 e do Cepene.

Foto: Acervo ICMBio e Diego Santos (Assessor Técnico)

Fonte: ICMBio em Foco, edição 426, 30/06/2017, p. 10)