APACC PARTICIPA DA REUNIÃO DO GRUPO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO/GAT DO PLANO DE AÇÃO PEIXE BOI MARINHO

A equipe da APA Costa dos Corais participou no último dia 27 de Junho no auditório da base avançada do CEPENE em Itamaracá das discussões junto ao GAT - GRUPO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO do Plano de Ação do Peixe-boi marinho. Este Grupo de especialistas foi criado em 2016 com o intuito de auxiliar a equipe da COPAN/ICMBio no monitoramento da implementação do PAN Peixe-boi marinho. Neste evento, contamos com a participação do Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade -DIBIO, Sr. Marcelo Marcelino.

O GAT é formado pelas seguintes instituições: APA Costa dos Corais e CEPENE/ICMBio, Instituto Biota, Fundação Mamíferos Aquáticos, AQUASIS, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Instituto Bicho D'Água: Conservação Socioambiental, Faculdade Frassinetti do Recife - Fafire, Instituto Mamirauá e Universidade Federal de Minas Gerais.

A agenda previa a discussão dos seguintes pontos:

  •  Encaminhamentos do PAN – Portaria + GAT, Decreto N° 8.974/17
  •  Diretrizes para base avançada do CEPENE em Itamaracá e peixes-bois em cativeiro
  •  Peixes boi híbridos – destino e recomendações

Um dos pontos mais discutidos foi a situação das estruturas do CRAS/CEPENE-Itamaracá/PE. O local conta hoje com 14 exemplares de peixe-boi marinho, sendo destes alguns aptos à soltura na natureza e outros são animais que deverão passar a vida toda em cativeiro. A estrutura de visitação ao público está fechada desde 2014 e precisa de reformas urgentes nas piscinas e outras edificações.

Outros assuntos discutidos pelo GAT foram: Termos de Cooperação Técnica entre ICMBio e as instituições que realizam resgate, reabilitação, soltura e monitoramento no Nordeste do Brasil; Diretrizes institucionais que visem contemplar ações de conservação do peixe-boi marinho visando respaldo das Unidades de Conservação; inserção do CEPENE na REMANE (Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste), além da alteração de objetivos e ações previstas para o PAN.

A reunião ocorreu dentro da agenda programada ficando prevista a publicação do PAN Peixe-boi marinho para o mês de julho de 2017.

APACC Participara do GAT

Foto: Bruno Stefanis