APACC realizou workshop de Comunicação

Nos dia 03 e 04 de agosto foi realizado o Workshop sobre o Plano de Comunicação da APACC na Sede da SOS Mata Atlântica, em São Paulo/SP. A Divisão de Comunicação - DCOM/ICMBio, Fundação Toyota do Brasil e UFAL também participaram da oficina, que foi financiada com recursos do Projeto Toyota APA Costa dos Corais.

O evento teve o objetivo de definir o modelo a ser utilizado para elaboração do Plano de Comunicação da APACC, que conterá a estratégia utilizada pela UC para se comunicar com a sociedade, em diferentes projetos e com variadas fontes de recurso.

Inicialmente foram apresentadas as peças produzidas pela Fundação Toyota ao longo dos últimos 5 anos. Em seguida, a equipe da APACC mostrou os recentes avanços na gestão da página da UC na internet e nas mídias sociais. Houve ainda a apresentação de materiais impressos produzidos pela SOS Mata Atlântica e os resultados da dissertação de mestrado da bolsista Carolina Neves, sobre a percepção dos usuários sobre a Unidade.

IMG 20170803 174839008

Carolina Neves, apresentando informações sobre os veículos de comunicação mais eficientes para a propagação da informação na parte central da APACC.Foto: Diego Santos

O segundo momento foi direcionado à coleta de subsídios para a elaboração do Plano, que será realizado pela equipe coordenada pela Professora Lídia Ramires da UFAL. Foram realizadas metodologias participativas com o objetivo de responder as seguintes perguntas norteadoras: O que, para quem e como comunicar?

IMG 20170804 102328320

José Ulisses, analista ambiental da APACC, conduzindo a atividade de coleta de subsídios. Foto: Diego Santos

Ao final foram acordados os encaminhamentos pelas partes envolvidas. O plano de comunicação será elaborado para 4 anos e deverá conter, além de peças de comunicação audiovisuais, estratégias de educomunicação direcionadas para cada público-alvo, visando ampliar não só o reconhecimento da APA como espaço especialmente protegido e com alta sociobiodiversidade, como também possibilitar um maior envolvimento dos usuário e moradores do entorno.

Plano de comunicação APACC

Participantes ao final da Oficina. Foto: Acervo APACC/ICMBio