APA Costa dos Corais recebe jornalistas de todo o país para divulgar ações de conservação

A Fundação Toyota do Brasil promoveu entre os dias 02 e 07 de abril uma visita de profissionais de imprensa na APA Costa dos Corais com o objetivo de divulgar as ações de conservação apoiadas através do Projeto Toyota APA Costa dos Corais. O evento, organizado em parceria com o ICMBio Costa dos Corais e a Fundação SOS Mata Atlântica, evidenciou a importância da parceria público-privado para o fomento e a conservação da natureza e possibilitou a vinda de jornalistas de todo o país. Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com ações desenvolvidas dentro e no entorno da unidade de conservação. 

foto Rafael Munhoz local Maragogi 2

A Press Trip foi planejada para trazer influenciadores de várias plataformas midiáticas como, por exemplo: jornalistas de turismo e meio ambiente, digitais influencers, jornais locais, Rede Bandeirante nacional e jornalistas automotivos. Os convidados percorreram parte da APA Costa dos Corais e conheceram uma parcela de suas belezas cênicas e biodiversidade, a cultura local, o dinamismo e os desafios da gestão do território. 

Foto 1- Grupo de jornalista embarcando parra as piscinas naturais de Maragogi/AL. Foto: Rafael Munhoz

 

foto Rafael Munhoz local associaçao peixe boi Porto de PedrasO roteiro incluiu a visita aos projetos parceiros financiados pela Fundação Toyota do Brasil, executados em parceria com a SOS Mata Atlântica, acompanhados e/ou apoiados pelo ICMBio Costa dos Corais. Entre eles: o monitoramento comunitário da biodiversidade, realizado pela Associação Peixe-Boi; o monitoramento e a pesquisa científica na zona de preservação da vida marinha (área fechada) de Tamandaré, mantidos pelo Instituto Recifes Costeiros (IRCOS) em parceria com a UFPE e o CEPENE; o manejo para a conservação dos peixes-boi marinhos na Base do ICMBio em Porto de Pedras, co-executado pelo ICMBio Costa dos Corais com a equipe do Programa Peixe-boi/CEPENE (Foto 2- Visita a Associação Peixe-Boi em Porto de Peras. Foto: Rafael Munhoz); a capacitação dos professores com o Guia Didático Maravilhosos Manguezais do Brasil, realização do Instituto Bioma Brasil; e o monitoramento de praia e encalhes de animais marinhos, feito pelo Instituto Biota de Conservação.

foto Rafael Munhoz local Porto de PedrasA Press Trip culminou com a emoção da soltura do peixe-boi-marinho fêmea, chamada de "Ivi". Ocasião em que todos os envolvidos celebraram o retorno do animal à natureza e o sucesso do Projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma referência de sucesso entre as parcerias público-privadas. Evidencia-se, neste modelo de gestão compartilhada, o protagonismo da sociedade civil e a capacidade da gestão do ICMBio em cumprir plenamente o preceito de que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito e um dever da coletividade e do poder público, previsto no art. 225 da nossa Constituição Federal. Foto 3- Equipe do ICMBio e Associação Peixe-boi na soltura do Peixe-Boi Marinho Fêmea, Ivi, no Rio Tatuamunha. Foto: Rafael Munhoz