ICMBio realizou oficinas regionais para discutir zoneamento da APA Costa dos Corais

O NGI ICMBio Costa dos Corais realizou 4 oficinas regionais de revisão do plano de manejo da APA Costa dos Corais, de 14 a 17 de maio, nos municípios de Tamandaré, em Pernambuco,  Maragogi, Porto de Pedras e na capital Maceió, no Estado de Alagoas. As atividades foram possíveis graças às parcerias do ICMBio com o Projeto Toyota APA Costa dos Corais e o Projeto GEF-Mar. O processo de revisão do plano de manejo teve início em julho de 2017 e até março de 2018 foram realizadas 31 reuniões setoriais com pescadores, agentes do turismo, gestores públicos, pesquisadores e comunitários. Totalizando mais de mil participantes. Foram realizadas 9 expedições científicas pelos municípios integrantes da APA, com apoio de pescadores e operadores de turismo que se voluntariaram durante as reuniões para conduzir a equipe aos locais destacados.

Oficina Tamandaré. Foto Arlindo GomesFoto 1- Oficina Regional em Tamandaré/PE. Foto: Arlindo Gomes/Acervo ICMBio

Oficina Maragogi. Foto Arlindo GomesFoto 2- Oficina Regional em Maragogi/AL. Foto: Arlindo Gomes/Acervo ICMBio

O sucesso de participação se repetiu durante as oficinas com 394 pessoas. O objetivo foi apresentar um pré-proposta de zoneamento marinho da UC, construído pela equipe do ICMBio Costa dos Corais e bolsistas-pesquisadores do GEF-Mar/APACC, com base nas informações, propostas e demandas da sociedade colhidas nas reuniões setoriais e no cruzamento com a avaliação ecológica dos ambientes recifais realizada por nossos bolsistas e demais pesquisadores colaboradores. As oficinas serviram de termômetro para que a equipe do NGI avaliasse a aceitação da nova proposta zoneamento, prevendo conflitos e possibilidades de ajustes.

No geral, o resultado foi muito positivo porque foi construído participativamente e teve como principais premissas: a relevância ecológica, os usos tradicionais e a justiça ambiental na definição de zonas de preservação, zonas de conservação com pesca e turismo comunitário de baixo impacto e uso moderado com visitação empresarial. Alguns conflitos entre pescadores e operadores de turismo foram destacados em São José da Coroa Grande, Maragogi e Paripueira e deverão ser objeto de discussão e gestão com apoio dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente(COMDEMAs). Também foram lançadas propostas de áreas distintas para a preservação em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Foi dado um prazo até final de junho para recebimento de propostas.

Oficina Porto de Pedras. Foto Arlindo Gomes

Foto 3- Oficina Regional em Porto de Pedras/AL. Foto: Arlindo Gomes/Acervo ICMBio

Oficina Maceió. Foto Arlindo Gomes

Foto 4- Oficina Regional em Maceió/AL. Foto: Arlindo Gomes/Acervo ICMBio

 

Em julho o zoneamento volta a ser discutido no Conselho Gestor da APA Costa dos Corais, além do fechamento da lista de participantes da última Oficina de Planejamento Participativo(OPP). Em setembro deste ano será realizada a OPP e a previsão de publicação do novo Plano de Manejo da APA Costa dos Corais é para o primeiro semestre de 2019.

Escrito por José Ulisses dos Santos