Jangadeiros de Tamandaré recebem treinamento em interpretação ambiental

O ICMBio Costa dos Corais promoveu, de 31 de agosto a 02 de agosto, o 2° Curso de Princípios de Interpretação Ambiental e Excelência no Atendimento ao Visitante na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais. Realizado em conjunto com a Coordenação de Planejamento, Estruturação da Visitação e do Ecoturismo (COEST/CGEUP), o curso contou com apoio da Prefeitura de Tamandaré/PE, através da Secretaria de Turismo, e financiamento do Projeto GEF-Mar/FUNBIO, da Fundação SOS Mata Atlântica e da Fundação Toyota do Brasil.

A capacitação foi dirigida, principalmente, para os membros da Associação Jangadeiros de Tamandaré(AJT), mas contou também com a participação de monitores do Forte de Santo Inácio (que integra o Parque Municipal Natural do Forte Tamandaré), um dos principais monumentos históricos da Região da Mata Sul de Pernambuco, ao norte da APA Costa dos Corais. A capacitação compõe a estratégia de aproximação da UC com o setor turístico e o poder público local, de valorização e resgate da cultura das jangadas à vela e o incentivo às atividades de turismo de base comunitária, ecológico e de baixo impacto.

O curso foi conduzido por instrutoras integrantes da equipe técnica ampliada de Interpretação Ambiental do ICMBio, vinculada à COEST/CGEUP, e teve por objetivo oferecer aos participantes novas ferramentas para aprimorar o trabalho de atendimento e sensibilização dos visitantes em relação à conservação da natureza, em harmonia com a dinâmica cultural. Para a instrutora Luciana Nars, "a capacitação em interpretação ambiental na Unidade fortaleceu a valorização do conhecimento dos jangadeiros e do patrimônio local".

Esta é a primeira capacitação que a Associação de Jangadeiros de Tamandaré recebeu sobre a temática de Interpretação Ambiental, conforme a abordagem do ICMBio. "O público teve uma enorme receptividade e aproveitamento", ressalta Eduardo Almeida, ponto focal da Área Temática de Uso Público, Negócios e Serviços Ambientais do NGI ICMBio Costa dos Corais. O próximo passo, em novembro de 2018, será a capacitação de agentes multiplicadores, parceiros da APA Costa dos Corais e da REBIO Saltinho, para dar apoio à equipe do ICMBio Costa dos Corais em futuros cursos ofertados aos nossos condutores de visitantes.

WhatsApp Image 2018-08-22 at 09.01.14

Foto: Rafael Almeida