ICMBio Costa dos Corais realizaou ação de sensibilização ambiental no verão

Entre os dias 14 e 20 de janeiro, o ICMBio Costa dos Corais em parceria com o Instituto Yandê: Educação, Cultura e Meio Ambiente, realizou o projeto intitulado APAIÓ. A ação foi desenvolvida no litoral norte de Alagoas, especificamente nos municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. O nome do projeto, APAIÓ, funciona como um chamado, convocando a população a olhar para a APA (olha a APA aí!) numa alusão ao "Opaió", muito utilizado no jeitinho local de falar.

A APA Costa dos Corais vem passando por um momento importante de consolidação dos regramentos associados ao Uso Público, com elaboração do plano de uso publico e revisão do seu Plano de Manejo. Desta forma, o principal objetivo da ação foi sensibilizar os visitantes, prestadores de serviço, e população local para a importância das regras estabelecidas.

Utilizando metodologia baseada na arte-educação e na autoridade do recurso, buscou-se passar a mensagem de que a APA Costa dos Corais é muito mais do que as belas praias já conhecidas na região, levando para as ruas a cultura e história local em diálogo com suas riquezas naturais. Segundo Gabriella Calixto Scelza, Analista Ambiental do ICMBio Costa dos Corais: "Queremos sensibilizar as pessoas pra cuidarem deste lugar, onde muita gente se diverte, mas que também é lugar de trabalho, de onde muitas famílias tiram seu sustento."

O evento contou com mais de 1000 pessoas entre moradores e visitantes, e foi executado com apoio de cerca de 15 voluntários, essenciais para tornar viável a condução das diversas atividades que aconteceram simultaneamente, como o jogo de tabuleiro humano (Na rota do Peixe Boi), detetive ambiental, lambe-lambe, cinema ambiental, soltura de tartaruga marinha, e uma intervenção teatral com músicas compostas especificamente pra trabalhar as regras de uso da UC (Um Conto cantado: APAIÓ). Além das atividades executadas pela equipe, o projeto levou para as praças públicas a apresentação de várias expressões culturais tradicionais locais (Bois-Bumbás, Pastoril dos Homens, Grupo de Flautas Doces, Grupo de Hip Hop & Break, Capoeira, Oficina de Coco de roda e muito mais).

Segundo Carolina Neves, Diretora Executiva do Instituto Yandê, "o projeto foi abraçado pelos voluntários e pela comunidade local, que visualizaram um momento muito positivo de aproximação com a unidade de conservação. Durante a semana foi possível sensibilizar os participantes quanto a necessidade da conservação ambiental da região, ao mesmo tempo em que foi valorizado as manifestações culturais que vem desaparecendo com o passar dos anos."

A analista ambiental do ICMBio Costa dos Corais, Gabriella Calixto Scelza, complementou: "Acreditamos que a partir do momento em que as pessoas se sentem parte desse território, se sentem também corresponsáveis pela sua proteção. Utilizamos, então, estratégias inspiradas na Autoridade do Recurso para mostrar as pessoas o que tem por trás das regras locais. Se as pessoas entenderem os porquês dos regramentos, é mais provável que elas cumpram as regras. Por exemplo: se a pessoa souber que o Coral não é uma pedra e que carrega milhares de vidas, pode ser que ela entenda porque é importante não pisar nos corais."

Foto equipe Prça Lages Pastoril dos homens
Máscaras do seu Gilberto banda Pastoril dos Homens

Fotos: Acervo ICMBio Costa dos Corais