Programa Peixe-boi Marinho solta mais um animal na natureza

No dia 29 de agosto mais um exemplar de peixe-boi marinho retornou a natureza, a soltura ocorreu no rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. A atividade faz parte das ações do Programa Peixe-boi Marinho, executado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em parceria com as fundações SOS Mata Atlântica e Toyota do Brasil.

O Programa Peixe-boi já reintroduziu 46 animais a natureza, a base avançada (ICMBio) de Porto de Pedras é o único ponto de soltura em atividade no Brasil. Dessa vez, Raimundo, foi o escolhido pela equipe para tentar mais vez se adaptar a vida livre. O evento contou com a presença de Henrique Vilela, prefeito do município de Porto de Pedras e com os alunos do Núcleo Educacional de Tempo Integral do Campo Luiz Cunha que celebraram com muita alegria a soltura do animal.

Segundo Iran Campello, analista ambiental do Núcleo de Gestão Integrada Costa dos Corais, "A soltura é uma etapa fundamental dentro da estratégia de conservação dos peixes-boi marinhos. Após o resgate e vários anos de reabilitação em cativeiro, os animais são finalmente liberados na natureza e podem cumprir seu papel ecológico. Esperamos que Raimundo não só se adapte bem à vida na natureza, como também possa reproduzir e contribuir para reduzir o risco de extinção da espécie."

Raimundo - Histórico

Raimundo foi encontrado encalhado no dia 24 de março de 2011 na praia de Porto do Mangue, município de Porto do Mangue/RN. O peixe-boi macho tinha 127 cm de comprimento e 38 quilos quando encalhou, com idade estimada entre 15 e 20 dias. Foi resgatado pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) que o encaminhou para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) para estabilização do animal e posterior processo de reabilitação, uma vez que não havia condições para tentar a reintrodução imediata.

No dia 06 de abril de 2011 o animal foi translocado de Caucaia/CE para Itamaracá/PE em uma aeronave bimotor cedida pelo Governo do Ceará. Na chegada ao Centro de Reabilitação do CMA/ICMBio, Raimundo foi colocado em uma piscina individual e, a partir de então, teve início o processo de reabilitação para posterior soltura.

A fase de lactação de Raimundo teve duração de 14 meses, sendo desmamado com aproximadamente 200 quilos e 170 centímetros de comprimento total. Atualmente ele está com excelente condição clínica e desenvolvimento dentro do perfil pré-estabelecido para as condições de cativeiro.

O animal recebeu marcação de cookie na posição "6 horas", além de dois transponders de identificação inseridos na região periescapular direita e esquerda. O exame de hemograma e bioquímico para este animal já foram realizados e ambos apresentaram resultados favoráveis, não implicando nenhum comprometimento à translocação.

Raimundo foi translocado em maio de 2014 para Porto de Pedras e liberado na natureza em novembro de 2015, após dezoito meses de aclimatação ao ambiente natural na APA Costa dos Corais. No entanto, ele não se adaptou a vida na natureza e teve que ser resgatado devido a problemas de saúde.

Depois de um novo período de aclimatação, Raimundo receberá uma nova chance e será reintroduzido nesta quarta-feira, dia 28 de agosto de 20 19. Antes da soltura, o animal receberá um transmissor GPS acoplado a nadadeira caudal, que permitirá o seu monitoramento por satélite e em campo. O monitoramento é importante para acompanhar a adaptação ao ambiente natural e resgatá-lo caso necessário.

O Projeto Peixe-boi/ICMBio já devolveu a natureza 46 peixes-boi desde 1994. Os peixes-boi são animais ameaçados de extinção devido à caça e a destruição de seu habitat. As reintroduções visam reforçar e reconectar populações isoladas, promovendo a troca de genes e diminuindo as risco de extinção da espécie.

IMG 5514-2 1

IMG 5449-2

Fotos: Thiago Hara