Projeto Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais tem início com construção participativa de proposta pedagógica

 A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é uma das maiores áreas costeiro-marinhas protegidas do Brasil, estendendo-se por 406 mil hectares. O Turismo e a Pesca consistem nas principais atividades econômicas desenvolvidas na região, sendo que cerca de 20 mil pescadores estão envolvidos na pesca artesanal local.

Ao longo do II Seminário da pesca artesanal da APACC, foi diagnosticada a baixa participação dos jovens nos assuntos que dizem respeito a comunidade, a gestão da UC, e a pesca artesanal. Desta forma, foi levantada a necessidade de desenvolvimento de ações voltadas para este público específico, considerando que estimular a participação jovem e torna-los peças importantes nas engrenagens da pesca artesanal e da organização das comunidades de pescadores é fundamental na busca pela sustentabilidade pesqueira.

Visando envolver um público alvo de cerca de 100 jovens no desenvolvimento de um processo educativo crítico e transformador que revele jovens lideranças no cenário da pesca artesanal, a proposta foi aprovada no edital aberto para projetos de Integração com as comunidades do GEF-Mar.

Tendo como inspiração a metodologia Verde Perto Educação (Rodrigues, 2008), o projeto Jovens Protagonistas teve sua implementação pioneira em 2012, no NGI Tefé-AM, tendo posteriormente transformando-se na principal vertente de trabalho com jovens em Unidades de Conservação Federais. A ação se utiliza da mistura de momento lúdicos, atividades em grupo, palestras e mesas redondas, com oficinas de arte educação, e atividades em campo, além de basear-se no estímulo a atuação dos jovens desde a sua elaboração. Assim, nos dias 9 e 10 de novembro foi iniciada implementação da proposta com a participação de aproximadamente 30 jovens, lideranças comunitárias e representantes da gestão da APACC, no encontro de construção pedagógica dos 10 módulos temáticos que serão executados entre o final de 2019 e 2020.

Segundo Gabriella Calixto Scelza, ponto focal de Gestão Socioambiental do NGI Costa dos Corais e uma das criadoras da proposta: "O público jovem é estratégico e fundamental na implementação das Unidades de Conservação. O diálogo com esse grupo proporciona novos olhares sobre o território, e permite uma maior aproximação entre gestão e comunidades locais. Não podemos esperar que os jovens sejam o futuro das UC sem permitir que eles tenham uma atuação no presente. A troca entre jovens e lideranças deve ser mútua e respeitosa. Todos os lados tem muito a ensinar e muito a aprender."

O módulo de construção pedagógica teve por objetivo dar a oportunidade dos jovens vivenciarem a proposta metodológica, gerando como resultado final o planejamento dos dez módulos temáticos que farão parte da fase 1 da proposta.

Além disso, o grupo teve a oportunidade de dialogar com Dione Torquato, que participou da primeira edição do Jovens Protagonistas, realizado na FLONA Tefé/AM, e atualmente é uma das maiores lideranças jovens da América Latina, assumindo cadeira de secretário no Conselho Nacional de Populações Extrativistas – CNS.

"Acredito que o resultado do primeiro módulo conseguiu contemplar a questão ambiental de forma ampla, desde sua diversidade biológica a fatores culturais", comenta Juliana Barretto, antropóloga e bolsista do projeto.

A proposta conta com apoio do GEF-MAR, FUNBIO, Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica, além de colônias de pescadores e associações locais.

Módulo 1) tema - Questão Ambiental / Oficina – Artes Plásticas;

Módulo 2) tema – Ecossistemas Marinhos e Costeiros / Oficina – Música;

Módulo 3) tema – Vida Marinha / Oficina – Ciência;

Módulo 4) tema – Áreas Protegidas / Oficina – Comunicação Social;

Módulo 5) tema - Pesca / Oficina – Artes de Pesca;

Módulo 6) tema – Identidade e Território / Oficina - Contação de História;

Módulo 7) tema - Juventude / Oficina – Teatro;

Módulo 8) tema - Turismo / Oficina – Artesanato;

Módulo 9) tema – Cultura e Arte / Oficina – Dança;

Módulo 10) tema – Formação Política e Organização Comunitária / Oficina – Circo e Palhaçada.

JP 2

JP

Fotos: Thiago Hara

Acervo ICMBio Costa dos Corais