Ecossistemas Marinho-Costeiro e o Projeto Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais

 Nos dias 25 e 26 de janeiro aconteceu o Módulo 2 do Projeto Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais. O projeto é desenvolvido pela gestão socioambiental do Núcleo de Gestão Integrada Costa dos Corais (NIGCC) do ICMBio. O município da Barra de Santo Antônio, em Alagoas, recebeu este segundo modulo do processo de formação, atendendo jovens da área sul da APA Costa dos Corais vindos do bairro de Ipioca, em Maceió, e dos municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio. O módulo trouxe como tema os "Ecossistemas Marinho-costeiros" e o como apoio metodológico, contou com uma oficina de música, que trouxe a oportunidade dos jovens mergulharem no Coco, uma das manifestações culturais mais importantes de Alagoas.

WhatsApp Image 2020-01-29 at 13.32.59

O fim de semana contou com duas aulas de campo, ministradas pelo Prof. Clemente Coelho Júnior, professor da UPE, fundador do Instituto Bioma Brasil e conselheiro da APACC. A primeira aula aconteceu na manhã do sábado, embarcados em um catamarã pelo Rio Santo Antônio. A segunda aula se deu na manhã do domingo, com a realização de uma trilha pelo mangue do mesmo rio. Nos dois momentos o professor pode trabalhar conceitos ligados a conectividade, dinâmica de marés, comportamento dos mangues, restingas e estuários, das águas do rio e das entradas da maré, a fauna associada, bem como os impactos da interferência do homem nesses ecossistemas. Na vivência os jovens puderam não só observar in loco a abordagem conceitual, como também se se divertiram tomando banho de rio e caminhando pelos mangues e bancos de areia da foz.

Para a atividade lúdica, que teve como proposta trabalhar o recurso da música, foram convidados o Mestre Nildo de Assis e Mestre Geninho de Assis, "Os Verdelinhos", para ministrar uma oficina de Coco. Nildo e Geninho são filhos do já falecido Mestre Verdelinho, renomado mestre do Coco alagoano, que tem versos famosos por exaltarem poeticamente a natureza. Também auxiliaram na oficina os coquistas Daniel Ginga e Juliana Barretto, ambos desenvolvem um projeto social em Maceió chamado "Comunidade Azul", trabalhado o Coco e outras manifestações culturais.

A oficina teve como objetivo apresentar aos jovens essa importante manifestação cultural local, trabalhando os "trupes", que consistem nas danças tradicionais ligadas ao Coco e apresentando a história da manifestação cultural, que apresenta elementos importantes da identidade alagoana. Além disso, a proposta teve por objetivo proporcionar uma oportunidade dos jovens ressignificarem os conteúdos trabalhados de forma teórica e em campo, aproximando as composições musicais de Coco do conteúdo compartilhado, unindo elementos da cultura local com o conhecimento trazido pela ciência. Para o Mestre Nildo de Assis: "Foi uma troca muito grande de experiência. Fiquei muito feliz com o resultado e que nós não nos envolvemos apenas na questão profissional, mas nos envolvemos também com a causa, diante de tudo que aconteceu, de ver as expressões dos meninos, de ver o empenho, o desenvolvimento deles e o resultado".

WhatsApp Image 2020-01-29 at 13.33.57

Ao todo 58 jovens participaram. Para o Prof. Clemente: "Essa fusão de elementos do Coco, feito pelos filhos do Mestre Verdelinho, mais a ciência que nós produzimos, acabou gerando um produto final muito bom. Deu pra perceber que os jovens absorveram não só o conhecimento vindo dos Mestres, como o meu, e como eles conseguiram de forma lúdica fazer isso. Foi nítido no final do trabalho, em relação a composição das letras focadas no tema dos manguezais do Rio Santo Antônio, que eles tiveram um ótimo aprendizado. A educação nos dá essa possibilidade, não só de criar metodologias, mas de envolver a transversalidade. Permite potencializar os temas que devem ser abordados em relação a biodiversidade".

WhatsApp Image 2020-01-29 at 13.34.04

Como resultados alcançados se destaca a possibilidade dos jovens conhecer ou ver a partir de um novo olhar o ecossistema marinho-costeiro que lhes é próximo e a composição de cinco músicas de Coco feitas pelos jovens exaltando a cultura da pesca artesanal, os ecossistemas marinho-costeiro e as riquezas ambientais e culturais da APA Costa dos Corais.

 

 

 

Lamento do Mar

(Composição dos jovens protagonistas: Isabelly, Grasiella,

Ane Vitória, Jadriele, Bernardo, Bruno e Leonardo)

 

Tava olhando a praia

Logo logo me assustei

Quando vi o petróleo

confesso me arrepiei

Tinha muita vida lá

peixe, polvo e arraia,

tartaruga e muito mais,

me dá pena até de lembrar

A comunidade sofre

com tanta desmatação

Pescador e marisqueira

chamam com lamentação

Oh meu Deus muito obrigado,

te agradeço muito mais

Nosso lar tá protegido

na APA Costa dos Corais

Nos dá muita inspiração

em seguir a caminhada,

maré sobe, maré desce

e dançamos umbigada

A cultura popular

continua resistindo

Tenho orgulho do meu povo

com esse passado rico

Protegendo o mangue e o mar

ajudando a natureza,

respeitando os animais,

contemplando as suas belezas.

 

Fotos: Thiago Hara