Jovens Protagonistas, animais marinhos e ciência na prática

A APA Costa dos Corais realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Módulo 3 do Projeto Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais, ação desenvolvida pela gestão socioambiental do Núcleo de Gestão Integrada (NIG) do ICMBio – Costa dos Corais. Dessa vez o módulo teve o tema "Animais Marinhos", com a oficina "Ciência na Prática" como instrumento de apoio metodológico.

O fim de semana iniciou com uma visita de campo ao Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas, localizado no município de Maceió. O referido Museu é conhecido por suas coleções científicas da biodiversidade, atual e fossilizada, das riquezas minerais e da ocupação humana no decorrer da história (arqueologia e antropologia). Na condução do professor de biologia Dr. Jorge Luiz Lopes, os jovens puderam transitar pelas coleções do Museu, ouvindo as explicações sobre o acervo e a importância de cada um deles. Para os jovens, foi um verdadeiro mergulho em suas histórias e identidades.

tuor no museuSegundo o professor Jorge Luiz Lopes da Silva, diretor do Museu, "Foi uma satisfação imensa receber a equipe do projeto do ICMBio. Uma grata surpresa em ver um projeto, tão importante, voltado para jovens filhos e netos de pescadores da área da APA Costa dos Corais. Muito bem planejado e executado, equipe competente e envolvida. Em pleno sábado de prévias carnavalescas, estavam todos dedicados a esses jovens. Realmente, algo que no mínimo chamo de dedicação e profissionalismo."

Ainda nas instalações do Museu, a programação teve seguimento com uma palestra dos integrantes do Projeto de Conservação Recifal / PCR, que tem como objetivo atuar na preservação dos recifes de corais, com o foco na APA Costa dos Corais. Coordenados pelo biólogo Ms. Pedro Pereira, a equipe do PCR demonstrou metodologias de identificação e monitoramentos de peixes e corais, como a exemplo dos mergulhos feitos para a realização de um censo visual que acompanha possíveis modificações relacionadas a impactos antrópicos. O grupo pode conhecer de perto a metodologia utilizada no CHECK-APACC, que consiste no projeto de monitoramento de corais e de efetividade do zoneamento da UC.

Para Pedro Pereira, coordenador do PCR, "É um grande prazer poder participar desse módulo do Projeto Jovens Protagonistas. Esse projeto é ousado, desafiador, nessa busca que é trazer um pouco da perspectiva científica pros jovens. O nosso módulo foi focado na vida marinha, então a gente pode trazer um pouco de como monitorar os corais, como monitorar os peixes recifais através de métodos científicos. Foi muito prazeroso realizar essa oficina e ver que os jovens têm esse engajamento ambiental, tem essa preocupação com o meio ambiente, e caso a gente consiga tocar a mente de um ou dois, que eles possam ser futuros cientistas marinhos, já vai ser extremamente gratificante pra gente".

Ainda neste dia, o Analista Ambiental Andrei Cardoso conduziu um debate junto aos jovens acerca do que é e quem produz ciência. O debate provocou os jovens a refletirem se a ciência é produzida apenas dentro dos laboratórios, a importância do conhecimento tradicional e da observação da natureza na geração de conhecimentos científicos, exaltou o caráter científico dos próprios pescadores artesanais, e iniciou um debate acerca dos métodos e projetos científicos.

Resgate de animais marinhos BiotaNo domingo as atividades ocorreram na Escola Estadual Jornalista Raul Lima, localizada no bairro de Ipióca, em Maceió. O dia teve início com uma exposição de crânios e esqueletos marinhos e uma oficina de primeiros socorros e resgate de encalhes. Ambas as atividades foram conduzidas pelo Instituto Biota de Conservação, instituição que tem por objetivo promover a conservação da fauna marinha e seu habitat com o foco em mamíferos e tartarugas.

 

 

Vivência no mergulhoPor fim, o dia foi finalizado com a parte prática da oficina conduzida pelo Projeto de Conservação Recifal / PCR, quando eles simularam um arrecife da Costa dos Corais com fotografias dispostas no chão e distribuíram pranchetas com uma catalogação de espécies de peixes e corais para serem identificados no arrecife. O grupo pode vestir as roupas utilizadas pelos mergulhadores e simular uma atividade de monitoramento de corais.

 

 

Como resultados alcançados destacamos a possibilidades dos jovens conhecerem a diversidade de espécies marinhas e seus comportamento, além de interagirem com instituições importantes para a APACC e membros do Conselho Gestor da UC. Outro ponto forte no módulo foi a aproximação dos jovens do conhecimento produzido pela ciência e suas técnicas de pesquisa. Entre este modulo e o próximo, os jovens terão um dia de trabalho junto a equipe coordenadora do projeto com o objetivo de elaborarem um "projeto científico". Os próprios jovens farão as pesquisas e apresentarão os resultados no próximo encontro.

Ao todo 53 jovens puderam participar da atividade, enriquecendo seu conhecimento sobre o tema a estreitando suas relações com a diversidade marinha da Costa dos Corais.

Frente do Museu

Mirante de Ipioca

Fotos: Thiago Hara

Vocês podem acompanhar a jornada dessa galerinha pelo instagram deles @jovensprotagonistasapacc ou pelo nosso canal do YouTube basta clicar aqui : Canal do YouTube ICMBio Costa dos Corais