Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais: Áreas Protegidas e Comunicação

IMG 1438A APA Costa dos Corais /APACC realizou, nos dias 14 e 15 de março, o Módulo 4 do Projeto Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais, ação desenvolvida pela gestão socioambiental do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio – Costa dos Corais. Dessa vez as atividades ocorreram no Restaurante Paradise Sonho Verde, na Praia de Sonho Verde, município de Paripueira/AL. O módulo, que teve o tema "Áreas Protegidas" e contou com uma oficina de "Comunicação Social" como instrumento de apoio pedagógico, buscou alinhamento com as diretrizes traçadas na Estratégia Nacional e Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA). A analista ambiental Lílian Lindoso, instrutora do módulo de comunicação do Ciclo de Capacitação em Gestão Socioambiental do ICMBio, foi uma das convidadas para ministrar uma palestra e uma oficina no módulo. Com o traçado de uma linha do tempo, Lílian pôde explanar sobre o histórico e conceitos que envolvem a noção de áreas protegidas, desde as grandes conferências ambientais, passando pela criação do Parque Nacional de Yellowstone, até o movimento ambientalista brasileiro contemporâneo e a criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.

A partir das reflexões sobre o ambientalismo e as áreas protegidas de forma mais ampla, o módulo partiu para uma análise mais local. Para isto, contamos com a participação do biólogo Wesley A. Pires, voluntário da APACC e aluno do Programa Ecológico de Longa Duração APA Costa dos Corais desenvolvido pela UFAL (PELDCC-UFAL), que apresentou dados históricos sobre o processo de criação da APACC, seus objetivos e instrumentos de gestão, como o Plano de Manejo. Ainda neste momento, a analista ambiental Gabriella Calixto, ponto focal de Gestão Socioambiental e coordenadora do projeto Jovens Protagonistas na APACC, pode falar sobre a gestão atual da APA, suas potencialidades e desafios, apresentando sua estrutura de gestão e diferentes áreas temáticas, como a Gestão socioambiental; Pesquisa, monitoramento e manejo; Proteção; Pesca; Uso público e negócios; e Administração e logística. A dimensão pedagógica da educomunicação foi trabalhada por Lílian Lindoso, com uma oficina de rádio refletindo sobre o papel do rádio em tempos de mídias digitais e as novas possibilidades para a linguagem, como os podcasts, os boletins para whatsapp, e as plataformas de integração de conteúdos e linguagens, e propondo um exercício prático com a realização de spot radiofônicos.

IMG 1544Para Lílian: "O projeto Jovens Protagonistas da Pesca artesanal na APACC é uma boa notícia, abrindo horizontes para que a juventude do território se descubra e se perceba como donos de seus próprios destinos. Com um olhar cuidadoso para o todo da vida desses jovens - seus sonhos, sua saúde, suas condições concretas de existência e possibilidades para o futuro -, o projeto é uma oportunidade de crescimento para eles e para todos os que de alguma maneira participam da iniciativa. Me senti privilegiada em poder contribuir e continuo motivada a me somar a essa rede de parceiros e sonhos para ver acontecer todo o potencial dessa juventude cantante e inspiradora!". A comunicóloga Salete Bernardo, Alagoana e produtora cultural da região, também foi convidada para apoiar no desenvolvimento da oficina de comunicação, porém com o foco nas mídias sociais. Quais as mídias atuais? Por que utilizá-las? Quais os conteúdos? Quais as estratégias de postagem? Foram algumas das explanações dadas ao longo da parte teórica da oficina. No momento de prática os jovens foram estimulados a produzirem postagens para serem publicadas no instagram @jovensprotagonistasapacc. Segundo Salete Bernardo: "Esse módulo de comunicação não só mostrou que os meios de comunicação não são totalmente confiáveis, como fez com que eles desenvolvessem a criatividade ao produzir conteúdos para as mídias sociais".

IMG 1398Ainda no campo da comunicação, o bolsista Diego Santos trouxe uma dinâmica sobre a circulação de Fake News, em especial as desinformações dentro da APACC, e a bolsista Juliana Barretto trouxe uma dinâmica sobre as leis da percepção na comunicação e como são moldados diferentes pontos de vista. As duas dinâmicas abordavam como o contexto atual é intermediado pelos meios de comunicação e como o acesso de informações desconexas pode conduzir a crescente desinformação. Por fim, fazendo uma ponte entre o tema do módulo, "Áreas Protegidas", e a oficina, "Comunicação", o bolsista Diego Santos, responsável pela comunicação em mídias sociais do ICMBio junto a APACC, mostrou quais as ferramentas utilizadas pela instituição e suas estratégias de comunicação. O modulo contou, ainda, com a participação importantíssima de duas psicólogas parceiras locais, que deverão acompanhar as atividades do projeto deste módulo em diante, trazendo para os debates a dimensão individual, coletiva e de autocuidado. Percebemos juntos que não conseguiremos cuidar do nosso ambiente se não cuidarmos de nós mesmos. E foi atendendo a este convite que as colaboradoras Juliana Forte e Aline Mesquita aceitaram o convite de integrar a equipe do projeto. Neste primeiro momento de participação, foi feito um mapeamento de temas polêmicos e que causam angústias entre o grupo, tendo sido levantada a questão do abuso sexual, assédios, homofobia, violência doméstica, conflitos familiares entre outros. A partir do próximo modulo, farão parte da programação pedagógica, momentos voltados para as temáticas levantadas, estando a equipe disponível para apoiar os jovens que porventura demandarem atenção individualizada.

IMG 1749 1Nesse encontro tivemos 61 jovens participando das atividades do Módulo 4, conhecendo marcos legais da área de proteção ambiental em que vivem, bem como o processo histórico de definições ambientalistas que a antecedem, e aprenderam sobre meios de comunicação, como observá-los de maneira crítica e utilizá-los de forma mais eficiente. Ainda podemos destacar, como resultado do módulo, a produção, pelos jovens, de conteúdos midiáticos para rádio e para as mídias socias que podem ser utilizados em suas redes individuais ou nas redes dos Jovens Protagonistas com o intuito de divulgar e sensibilizar sobre as Áreas Protegidas. Destacamos que o módulo aconteceu antes da orientação de paralisação total das atividades frente a crise do Coronavírus. Assim como todos, nós também vamos precisar dar uma pausa nas atividades, visando nos proteger e proteger aos nossos familiares. Até o próximo modulo, seguiremos todos juntos. Cada um na sua casa.

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 Fotos: Thiago Hara