ICMBio estabelece reabertura condicionada da visitação pública na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Nesta segunda-feira (13/07), o Instituto Chico Mendes publicou no Diário Oficial, a Portaria Nº 771, de 9 de julho de 2020 que prevê a reabertura condicionada da visitação pública na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais agrega uma beleza natural marcante e com destinos turísticos bem consolidadas, a exemplo de Maragogi/AL. Em 2019 a unidade de conservação ocupou a 10ª colocação das áreas protegidas mais visitadas do Brasil, segundo os dados do ICMBio. Mas diante do avanço da pandemia, no dia 22 de março de 2020 (Portaria Nº 227, de 22 de março de 2020, MMA/ICMBio), as visitações em unidades de conservação, foram suspensas em todo o país, na tentativa de conter a propagação do vírus.

Dessa forma, o ICMBio Costa dos Corais realizou uma reunião no formato webconferência com os gestores municipais e estaduais que compõe a APA Costa dos Corais, a fim de apresentar a Portaria que prevê a reabertura para esclarecer e dirimir dúvidas.

Vale destacar que a reabertura está condicionada aos protocolos de segurança sanitária para o enfrentamento do coronavírus implementados pelos estados e municípios, ou seja, a visitação só poderá ser retomada de acordo com as determinações estabelecidas pelos protocolos sanitários das prefeituras e dos governos estaduais (Alagoas e Pernambuco).

Segundo Wenderson Viana, chefe do ICMBio Costa dos Corais, "a portaria publicada hoje, vem se antecipar a possíveis cenários, já que a Unidade de Conservação Federal faz parte de dois estados, respeitando o momento e a autonomia dos entes estaduais e municipais."

IMG 20170608 084731567 BURST000 COVER TOP

Passeio de jangada para as piscinas natuais de São Miguel dos Milagres/AL. Foto: Diego Santos

WhatsApp Image 2020-07-14 at 11.51.40 WhatsApp Image 2020-07-14 at 11.53.30

Registros das reuniões realizadas entre o ICMBio Costa dos Corais e os gestores municipais de Pernambuco (esquerda) e Alagoas (direita).