33ª Reunião ordinária do Conselho Gestor da APA Costa dos Corais é realizada em webconferência

Nos dias 16 e 17 de julho, o ICMBio Costa dos Corais realizou a 33ª reunião ordinária do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (CONAPACC). Desta vez esse encontro foi realizado no formato de webconferência a partir da plataforma Zoom e transmitido para o canal do Youtube e o perfil do Instagram do ICMBio Costa dos Corais, atendendo a exigência legal de que as reuniões sejam abertas ao público em geral.

Em tempos de pandemia, os encontros virtuais estão em alta e APA Costa dos Corais (APACC) foi uma das primeiras unidades de conservação federais do Brasil a realizar uma reunião ordinária de seu conselho no formato virtual. Um momento importante na história da APACC, mas também um grande desafio, considerando a importância de garantirmos igualdade de condições para participação de todos os setores sociais que compõe o colegiado.

O CONAPACC foi criado em 2011 e já passou por diversas capacitações, intercâmbios e processos internos de revisão de normas e regramentos. É considerado pelos seus membros uma instância de gestão madura, articulada e bastante ativa nas tomadas de decisão em torno da gestão da APACC. Atualmente conta com 80 conselheiros, entre titulares e suplentes, que representam 46 instituições atuantes no território de Maceió (AL) a Tamandaré (PE).

Por possuir em sua composição representantes de diversos setores da sociedade que utilizam diretamente ou indiretamente o território da unidade de conservação, a organização dos detalhes foi fundamental para a efetividade do momento da reunião. Isto demandou inicialmente um levantamento com cada um dos conselheiros sobre a possibilidade de uso de computador ou telefone celular com conexão à internet, das condições de acesso e da familiaridade com ferramentas de videoconferência. Foi criado um documento tutorial com orientações para a participação na reunião e encaminhado a todos, e também foi realizado um treinamento por meio de uma reunião teste com aqueles que indicaram dificuldades no uso da plataforma e ferramentas virtuais. Além disso, foi contratada uma empresa especializada em TI para garantir a estabilidade da conexão à internet e a operacionalização da webconferência com transmissão ao vivo. A equipe gestora e a secretaria executiva precisaram se dividir na condução da reunião, acompanhamento das redes sociais e seus chats, e no apoio aos conselheiros que apresentaram alguma dificuldade durante a realização da reunião.

Segundo Gabriella Calixto, analista ambiental e ponto focal de Gestão Socioambiental do ICMBio Costa dos Corais, a reunião teve grande sucesso, tendo atingido 100% de quórum, fato inédito nas reuniões do conselho. Alguns assentos do colegiado estavam representados por seu titular e suplente, chegando a participação de 74 pessoas simultaneamente na plataforma. Tivemos valiosas contribuições dos conselheiros e todos os temas previstos em pauta foram discutidos, desde questões mais pontuais e internas (como revisão de regimento interno, atualização da secretaria executiva, etc) à debates mais delicados (como o processo de aprovação da revisão do Plano de Manejo da UC, debates ligados a proteção e fiscalização, etc). Gabriella chama atenção, entretanto, que apesar do processo virtual ter sido importante, mantendo ativo este espaço fundamental para a gestão mesmo diante das medidas de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, os momentos virtuais não substituem integralmente os momentos presenciais, quando as conversas paralelas e de intervalo geram parcerias e articulações importantes, fortalecendo laços de confiança e a sinergia na gestão territorial.

Segundo o conselheiro Valmir Ramos, da prefeitura municipal de Barreiros/PE: "Eu tinha certeza que iria ficar na história do CONAPACC. Que fique registrado nos anais da história então. O compromisso de todos os conselheiros e a desenvoltura da equipe. Foi show. Orgulhoso e honrado em participar. Só faltou os abraços apertados e apertos de mão, mas recebam virtualmente."

O período de pandemia está demandando inúmeras adaptações, inclusive a criação de estratégias para viabilizar a participação social nos espaços de gestão das unidades de conservação. Apesar disso, o cenário virtual ainda é um grande desafio para diversos setores da sociedade civil. A partir desta primeira experiência, foi possível concluir que a realização de uma reunião online deste porte pode apresentar vários desafios, por consistir, ainda, numa novidade. Entretanto, os benefícios da manutenção desses espaços de participação social na gestão ambiental pública fazem valer a pena o esforço de construção coletiva de novos caminhos.

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