Turismo na APA Costa dos Corais

 A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, no litoral de Pernambuco e Alagoas, acaba de ganhar duas jangadas. Construídas pelos integrantes da Cooperativa Naútica Ambiental, em Tamandaré (PE), as embarcações realizam um antigo sonho da comunidade e serão usadas em atividades de turismo ecológico e sensibilização ambiental no interior da APA. O projeto é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes, a SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil.

As jangadas serão utilizadas pela cooperativa para visitas às piscinas naturais de Tamandaré, que são feitas atualmente por meio de embarcações a motor. Para o analista  láudio Fabi, da APA, a iniciativa é importante para “incrementar um novo modelo de turismo, mais sustentável e cultural, bem de acordo com o contexto da região”. Segundo ele, as jangadas, uma antiga tradição do litoral nordestino, estão sumindo.

“Com este tipo de turismo vamos resgatar uma tradição e oferecer passeios mais sustentáveis, usando as jangadas no lugar das embarcações atualmente utilizadas, como catamarã, barcos de pesca e lanchas, que são movidas a motor e causam maior impacto ao meio ambiente”, acrescenta o analista.

Camila Keiko Takahashi, analista do Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, reforça a ideia: “Durante as visitas às piscinas, a cooperativa desenvolve um importante trabalho de sensibilização dos turistas sobre a conservação daquele ambiente, ação que será reforçada com o uso das jangadas”.

Segundo Danilo Marx, tesoureiro da Cooperativa Náutica Ambiental, as jangadas, além de serem instrumentos para o ecoturismo, representam um importante resgate da cultura local. “Hoje em dia, pouquíssimos pescadores detêm o conhecimento da navegação e da construção deste tipo de embarcação, que é um símbolo da nossa região.”