Fundação Toyota do Brasil

Tamandare fundacao toyota do brasilCompleta um ano de existência a parceria para a sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), o Fundo Toyota APA Costa dos Corais, que pioneiramente estabeleceu a base legal para dar suporte à gestão, ao uso sustentável e à preservação dos recifes costeiros na região entre Pernambuco e Alagoas. O Fundo é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, financiador, e a Fundação SOS Mata Atlântica, interveniente, em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).coraldefofo fundação toyota do brasil

A parceria contribui para a gestão da área atuando nas seguintes frentes: apoiando ações proteção ambiental ao longo da costa; apoio às atividades do Conselho Consultivo da UC; criar capacidade operacional à equipe de gestores da UC nos aspectos onde o Estado não atua com efetividade ou atua parcialmente e o fortalecimento de instituições locais voltadas ao desenvolvimento de ações que busquem a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

O Projeto prevê que metade do recurso seja aplicado nas ações acima descritas e a outra metade será depositado em um fundo de perpetuidade (indowment fund). Essa modelagem financeira garantirá as ações de longo prazo de preservação da área, pois a intenção é que ao final desses dez anos exista um saldo suficiente para que a UC utilize os juros desse fundo privado indefinidamente.

No momento o Projeto tem apoiado algumas iniciativas locais, como o Instituto Recifes Costeiros , a Cooperativa Náutica Ambiental, o Instituto BiomaBrasil e a Associação Peixe-boi.

Há um entendimento que se trata de uma iniciativa inovadora, que une diferentes públicos em prol da proteção e conservação da área. Mais do que apresentar ações imediatas, o projeto Toyota APA Costa dos Corais objetiva, por meio do Fundo de Perpetuidade, a continuidade das atividades ao longo dos anos, garantindo resultados consistentes.

Outro aspecto fortemente positivo é a crescente visibilidade e conscientização da população local quanto à necessidade de se preservar parte importante dos ecossistemas costeiros do Brasil, como os recifes de coral e os manguezais.

Para saber mais:

http://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

http://www.sosma.org.br