Maravilhos Mangues do Brasil

mangue1
Visita ao manguezal. Foto Ulisses Santos
mangue2
      Atividade ao ar livre em Porto de Pedras. Foto: Ulisses Santos

Monitores ambientais, gestores de unidades de conservação e educadores de redes municipais de ensino foram alvo de uma série de cursos de capacitação promovidos pela APACC e o CMA, em Tamandaré (PE) e Porto de Pedras (AL), em julho de 2012, por meio do projeto "Guia Didático Maravilhosos Manguezais do Brasil".

Inicialmente concebido para o Caribe e testado em mais de sete países pelo Mangrove Action Project - MAP, o Guia Didático está sendo difundido nacionalmente pelo Instituto Bioma Brasil - IBB. A versão brasileira da obra, adaptada à realidade do país sob coordenação dos biólogos Renato de Almeida e Clemente Coelho Junior, do IBB, e Elaine Corets, do MAP, contém 273 páginas organizadas em cinco capítulos, cada um deles intercalando questões conceituais com atividades práticas, de forma contextualizada, para conscientização ambiental nas escolas a respeito da necessidade de preservação dos manguezais.

As atividades realizadas nas duas cidades se alternaram entre aulas expositivas dialogadas, seguidas de atividades ao ar livre e experimentos previstos no Guia Didático. O curso culminou em uma visita ao manguezal da região para conhecimento das espécies, da dinâmica e das oportunidades lúdicas que o ecossistema oferece.
Na cidade pernambucana, participaram 26 professores e seis gestores de 13 escolas do município. Já em Porto de Pedras a capacitação contou com 31 professores e nove gestores de sete colégios. Após o cumprimento de 16 horas presenciais, outras 84 serão executadas à distância no desenvolvimento de projetos específicos nas diversas escolas municipais da região. Haverá acompanhamento contínuo do trabalho por monitores do IBB, que deverão visitar mensalmente os colégios.

Paulo Corrêa de Sousa Junior, chefe da APA Costa dos Corais, acredita que ao longo dos próximos anos a iniciativa ainda possa ser replicada nos demais municípios da UC, pois "o fortalecimento de agentes multiplicadores para a conscientização da importância dos diversos ambientes marinhos da APA e região é um dos principais caminhos para que a unidade alcance seus objetivos".

O evento foi financiado pelo Fundo Costa Atlântica, por meio da parceria público-privada que envolve a Fundação Toyota do Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica e o ICMBio, e contou com apoio das prefeituras de Tamandaré e Porto de Pedras.

Guia Didático Maravilhosos Manguezais do Brasil

O guia propõe 41 experimentos com materiais de baixo custo (palitos, canudos, garrafas, barbante, entre outros) para elucidar temas variados como o ciclo da água, as funções do ecossistema, caracterização das espécies vegetais e derrame e limpeza de óleo, além de sugerir apontamentos para elaboração de projetos de educação ambiental e orientar excursões guiadas com grupos de estudantes nos manguezais.

A estrutura da obra foi pensada para aplicação nas diferentes disciplinas que formam o currículo escolar, tanto nas ciências naturais (biologia, física e química) como em história, geografia, matemática, língua portuguesa, literatura, sociologia, artes e educação física.

Para Clemente Coelho Junior, professor da Universidade de Pernambuco e biólogo do Instituto Bioma Brasil, o principal objetivo do projeto é construir cidadania ambiental nas escolas, conscientizando educadores e estudantes sobre a importância do ecossistema manguezal e dos recifes costeiros para os municípios.

Já Renato de Almeida, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e também biólogo do IBB, destaca que o Guia Didático possibilita ampliar as horas presenciais dos cursos por meio do monitoramento das escolas, dos educadores e gestores na condução e no uso da obra em sala de aula.