CONSELHO da APACC realiza sua 7° reunião

CONAPAC 7 Felipe Oliveira 2
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 4
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 5
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 6
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 7
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 8
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 9
 CONAPAC 7 Felipe Oliveira 1
CONAPAC 7 Felipe Oliveira 10

O Conselho Consultivo da APA Costa dos Corais – CONAPAC se reuniu nos dias 10 e 11 de junho nas instalações do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Nordeste – CEPENE/ICMBio, em Tamandaré/PE. O Centro disponibilizou o espaço para as reuniões, refeitório e alojamento para cerca de 20 conselheiros. As demais despesas foram custeadas pela Fundação Toyota do Brasil – FTB, através da Parceria público-privada entre FTB, Fundação SOS Mata atlântica (SOSMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A pauta dessa 7° reunião foi: apresentação dos projetos apoiados ela FTB/SOSMA, apresentação de detalhes sobre a Parceria Público-privada (supracitada), apresentação da gestão da APA Costa dos Corais (APACC) e planejamento da ações do Conselho.

Na manhã do dia 10 Camila Keiko (SOSMA) mostrou aos conselheiros como é a parceria entre a FTB (financiadora), SOSMA (executora) e o ICMBio (beneficiado). Foi explicado que 50% do recurso disponibilizado é aplicado pela SOSMA em um fundo de investimentos perpétuo, e que, ao final de 10 anos, espera-se que sejam gerados lucros e dividendos que auxiliem a gestão da APACC, contribuindo com a viabilidade econômica da gestão a longo prazo. Parte do recurso será aplicado para implementação do Plano de Manejo da APACC conforme plano de trabalho enviado pelos gestores da unidade e aprovado pelos gestores do projeto e parte do recurso será aplicado no fortalecimento institucional de organizações locais que tem uma contribuição direta com a APACC. Para conhecer mais sobre a parceria clique aqui.

Em seguida o Professor Maura Maida (Instituto Recifes Costeiros - IRCOS e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) apresentou o trabalho que tem sido feito na manutenção e proteção da Zona de Preservação de Vida Marinha em Tamandaré (popularmente conhecida como "Área fechada" ). Também foi destacado a enorme contribuição que esse experimento de 15 anos dá a conservação da biodiversidade dos ambientes recifais e à própria atividade pesqueira, pois a biomassa produzida excede os limites da zonas, ficando disponível as diferentes atividades de pesca. O professor faz uma analogia, ao chamar essa área de "fazenda orgânica de peixes". Por fim foi mostrado ao CONAPAC outros programas que o IRCOS está inserido e com forte rebatimento na APACC.

Representando o Instituto Bioma Brasil, o Professor Clemente Coelho Junior (Universidade Estadual de Pernambuco – UPE) disponibilizou as informações sobre o projeto "Maravilhosos Mangues do Brasil" no qual foram realizadas capacitações nos municípios de Tamandaré (PE) e Porto de Pedras (AL) para os professores da rede pública de ensino. Vale ressaltar, que embora o manguezal seja o "carro chefe" do programa ele aborda os demais ecossistemas marinhos, considerando sua conectividade e também aspectos da cidadania. O programa não se restrige apenas a realização de aulas teóricas, há um forte componente prático e, além disso, há um acompanhamento por 6 meses nos desdobramentos que os professores levam para a sala de aula.

Em Tamandaré participaram 40 pessoas (30 professores e 10 gestores), sendo que 10 professores em 3 escolas desenvolveram atividades após o curso e em Porto de Pedras participaram 40 pessoas (30 prof e 10 gestores), sendo que 12 professores em 7 escolas desenvolveram atividades pós curso. Para ver mais clique aqui.

No início da tarde, Paulo Roberto, Chefe da APACC apresentou qual tem sido o papel do ICMBIo na gestão da UC sob as diferentes linhas de atuação: proteção, gestão sócio-ambiental, pesquisa, educação ambiental etc...

Flávia Tertuliana (Associação Peixe-Boi) e Danilo Marx (Cooperativa Náutica Ambiental) apresentaram ao CONAPAC como foi o desenvolvimento dos projetos apoiado pela parceria. Eduardo Almeida destaca que ambas as instituições realizam um trabalho profissional e de grande importância para a UC, e que a replicação dessas experiências deve ser fortemente incentivada. Outro aspecto importante é que a atuação desses parceiros é independente, isso é, são capazes de "caminhar com as próprias pernas", o que é muito positivo, "nosso papel é o de apoiar as iniciativas que contribuem com a APACC e não gerar pessoas e grupos que dependam exclusivamente desses inputs para existir.

Ao final de cada período de apresentações os conselheiros tiveram a palavra para fazer comentários e questionamentos, garantindo grande transparência e clareza nos assuntos abordados.

No segundo dia de plenária o assunto foi planejamento, e como não poderia deixar de ser, em primeiro ligar foi realizada uma avaliação do Conselho. Essa avaliação foi muito construtiva, pois foram apresentadas criticas no sentido de contribuir com as melhorias. Finalmente, os conselheiros decidiram quando serão as próximas reuniões e quais temas serão abordados, entre eles: renovação do Conselho, Câmaras Técnicas, criação dos Conselhos Municípais de Defesa do Meio ambiente (COMDEMAS), zoneamento da UC e planejamento 2014.