Operação Ventania II

A operação de fiscalização, denominada ventania foi realizada entre os dias 25 e 28 de junho ao longo de toda APA COSTA DOS CORAIS. Os trabalhos tinham como objetivos, verificar ao longo dos 65 km de costa, entre os municípios de Tamandaré – PE e Porto de Pedras – AL possíveis construções irregulares (sem o devido licenciamento), assim como, monitorar e fiscalizar as zonas de visitação.

No trabalho ao longo da costa não foi verificado nenhuma nova ocorrência, já nas zonas de visitação foram flagradas 8 embarcações descumprindo as normas vigentes do Plano de Manejo. As embarcações foram autuadas e suas atividades foram temporariamente suspensas.

Também foi realizada uma averiguação se fotografos estavam ofertando alimento aos peixes e nada identificado. Importante ressaltar que tal atitude prejudica sobremaneira o equilíbrio do ecossistema, comprometendo a diversidade da ictiofauna local (nº de espécies de peixes).

É importante ressaltar o apoio da parceria publico privada entre SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e APA costa dos corais, foi fundamental para o sucesso da ação, através do aluguel de embarcação de grande porte e velocidade, descaracterizada, custeada pela parceria, foi possível chegar aos pontos a serem fiscalizados sem deflagrar suspeita e ao mesmo tempo evasão dos infratores

Galés Eduardo Almeida ventania Paulo Junior
Zona de Visitação: Piscina Natuiral Galés de Maragogi Embarque da equipe de fiscalização em lancha descaracterizada