Ciclo de Capacitação na APACC

CMA1
Abertura do Ciclo na sede do CMA (ICMBio) - Foto: Rafael Almeida
CMA2
Passeio interpretativo pelos manguezais do Rio Manguaba (Alagoas) - Foto: Rafael Almeida

Teve início em 9 de julho de 2013 e segue até o dia 17, o Ciclo de Capacitação Pró-Fórum Socioambiental da Costa dos Corais. Esta ação pedagógica é resultado do II Curso de Formação em Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade, realizado pela COEDU na ACADEBio entre 2012 e 1013.

À frente do Ciclo de Capacitação estão a equipe da APA Costa dos Corais e da Base Avançada do CMA/AL, unidades do ICMBio, em parceria com o Instituto Yandê: Educação, Cultura e Meio Ambiente, ONG sediada no Município de São Miguel dos Milagres/AL. A ação conta com a colaboração de colegas do Monumento Natural do Rio S. Francisco(AL/BA/SE), analista Helaelson Almeida, e da Resex do Baixo Juruá(AM), analista Tatiana Souza. Entre os facilitadores do ciclo estão a geógrafa e professora Angela Leita (UNEAL), o biólogo e educador ambiental Rafael Lustosa (Instituto BiomaBrasil), o design gráfico, ilustrador e animador recifense Maurício Nunes e um dos maiores cordelistas e poeta popular alagoano Cristiano Kriko.

O objetivo do ciclo, dividido em 3 módulos, é preparar os atores sociais da região, prioritariamente liderança comunitárias ribeirinhas e jovens ribeirinhos para o exercício da cidadania ambiental e da participação social através da criação de um Fórum Socioambiental da Costa dos Corais. A capacitação trouxe temas como: história e geografia do lugar, importância ecológica e econômica do peixe-boi marinho e dos manguezais para a região, ameaças à conservação da APA Costa dos Corais, políticas públicas para a gestão de resíduos, proteção ambiental, participação social na gestão ambiental pública e oficinas de desenho e literatura de cordel explorando todas estas temáticas.
O Ciclo contribuirá para o amadurecimento e fortalecimento da participação de 15 lideranças ribeirinhas de associações comunitárias, assentamentos, guias de turismo comunitário e grupos culturais e mais 17 jovens entre 15 e 25 anos residentes nas comunidades ribeirinhas do Rio Tatuamunha, divisa entre os municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas, região central da APA Costa dos Corais.

A capacitação deve culminar com a criação e implementação do Fórum Socioambiental da Costa dos Corais, previsto para 14 de agosto deste ano. O objetivo do Fórum é buscar soluções para os problemas socioambientais da região, dos grupos sociais e das comunidades envolvidas, através da união dos diferentes atores sociais.

O Fórum será um espaço de discussões, de trocas de experiências, de denúncias e de propostas a serem encaminhadas às diferentes instâncias do poder público e da sociedade civil organizada. Possibilitará uma maior participação da sociedade na gestão ambiental pública, tanto junto a APA Costa dos Corais/ICMBio quanto nas instâncias municipais e estaduais.

Instituto Chico Mendes e Instituto Yandê realizam ação de Educação Ambiental na APA Costa dos Corais Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}