CONAPAC realiza 8° reunião

8 reunião conapac Eduardo Almeida 6
8 reunião conapac Eduardo Almeida 9

O local foi escolhido por se localizar na região central da Unidade que possui uma área de 413 mil hectares distribuídos entre Alagoas e Pernambuco em um total de 11 municípios.

A reunião que contou com a participação de 26 conselheiros, representando 21 dos acentos que compõem o Conselho (quórum de 80%) teve nos informes a divulgação o projeto de capacitação continuada dos conselheiros que terá sequencia em outubro próximo com reunião em 3 polos e sobre o Fórum ambiental da APA Costa dos Corais realizado em Porto de Pedras. Após os informes, o presidente do conselho Paulo Roberto Jr. Fez uma apresentação sobre a execução financeira da UC (disponível no sub site da APA: www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais) da unidade em 2012 e 2013 até a data da reunião, explicando o que foi gasto com dinheiro da União, do Fundo Toyota e fruto de compensação ambiental. A seguir o Conselheiro Mauro Maida apresentou proposta de diagramar um E-Book com o diagnóstico da APA Costa dos Corais para poder haver citação dos autores e para que possa se disponibilizado junto ao plano de manejo com anexo.

A seguir, foi apresentado uma proposta de alteração nas regras da zona de visitação de Maragogi com a inclusão de uma nova categoria de usuários, a de escunas (originalmente embarcações pesqueiras) que não estavam incluídas.
Eduardo Machado analista ambiental da APA explicou sobre o processo de renovação de conselheiros e de assentos no conselho. Apresentou a relação das frequências indicando de instituições que excederam o numero de faltas previstas no regimento. Essas entidades foram excluídas do Conselho e serão comunicadas oficialmente e terão direito a recurso. A efetivação desse processo será consolidada na próxima reunião do Conselho. O CONAPAC estará disponibilizando edital de renovação no seu sub site (http://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/conselho-consultivo/documentos-e-reunioes.html).

Fechando a reunião o pesquisador João Lucas apresentou uma proposta de guia da Biodiversidade de fauna e flora do ambiente RECIFAL. O Conselho deliberou um apoio para capacitação de recursos para viabilização do mesmo. E o conselheiro Ghandi apresentou projeto de conservação dos rios Camaragibe e Manguaba com áreas de mangue que fazem parte da APA Costa dos Corais.