LANÇAMENTO DE EDITAL

Parceria entre Fundações SOS Mata Atlântica e Toyota do Brasil destinará R$ 135 mil para projetos de conservação no litoral do nordeste brasileiro.

ftb           sosma                 APALOGO

O Projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria entre Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) investirá, por meio de edital recém-lançado, R$ 135 mil em projetos que desenvolvam atividades de proteção, gestão e sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que abrange uma área que se estende do município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, ao norte do município de Maceió, em Alagoas. Com mais de 400 mil hectares (ha) de área e cerca de 120 km de praia e manguezais, esta é a maior Unidade de Conservação (UC) federal marinha no Brasil.

O Projeto Toyota APA Costa dos Corais, criado pelas organizações em 2011, constitui-se num fundo de perpetuidade que destina recursos para a área, contribuindo para a gestão e para o desenvolvimento de ações de monitoramento e fiscalização ambiental. Na SOS Mata Atlântica, o projeto é desenvolvido pelo Programa Costa Atlântica, que atua na conservação das zonas costeira e marinha sob influência do Bioma Mata Atlântica.

A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal em 23 de outubro de 1997. Um dos principais atributos desta Unidade de Conservação é estar localizada, em grande parte, na plataforma continental do litoral nordestino, onde se encontram as maiores extensões de recifes de coral costeiro do país. A presença desse ambiente propicia a ocorrência de uma grande diversidade biológica representada por algas, corais, peixes, crustáceos e moluscos, além do peixe-boi marinho, ameaçado de extinção.

Sobre o Programa Costa Atlântica

Criado em 2006, o Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, tem como objetivo incrementar os esforços de conservação das zonas costeira e marinha sob influência do Bioma Mata Atlântica. Uma das estratégias de ação é o Fundo Pró-unidades de Conservação Marinha. A iniciativa foi estabelecida como um fundo de perpetuidade para garantir a proteção, gestão e sustentabilidade das áreas marinhas protegidas existentes. Uma das UCs beneficiadas é a APA Costa dos Corais (APACC), graças à parceria com a Fundação Toyota do Brasil, que possibilitou a constituição do Fundo Toyota APA Costa dos Corais.

A parceria prevê a conservação de diversas espécies marinhas e a recuperação dos estoques pesqueiros no Nordeste. Além disso, visa manter a integridade dos ecossistemas e preservar a população do peixe-boi marinho – já ameaçada na região –, ordenar o turismo ecológico, histórico, de aventura, científico e cultural, entre outras atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

www.fundacaotoyotadobrasil.org.br