APA Costa dos Corais realiza nova etapa de capacitação do Conselho Consultivo

Tamandaré Barbara Pinheiro
Atividade pratica Porto de Pedras Clemente Coelho
Paripueira Paulo Roberto Junior

Entre os dias 2 e 17 de outubro a Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, Unidade de Conservação (UC) federal situada entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, sediou a segunda etapa da capacitação de seu Conselho Consultivo (CONAPAC).

As atividades, relacionadas aos temas Biodiversidade e Legislação Ambiental, foram realizadas em três polos da APA: Tamandaré (PE), nos dias 2 e 3; Porto de Pedras (AL), no dias 9 e 10; e Paripueira (AL), nos dias 16 e 17.

Entre os destaques das palestras ministradas aos conselheiros, o Prof. Clemente Coelho, da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Instituto BiomaBrasil e a bióloga e doutoranda. Bárbara Pinheiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abordaram o tema Biodiversidade discorrendo sobre questões relacionadas a Mata Atlântica, Manguezal e ambientes recifais, como ameaças, conectividade entre tais ecossistemas e sua importância para a conservação da biodiversidade marinho-costeira. Também foram aplicados questionários durantes as aulas, buscando trazer a percepção do público sobre a importância social, econômica e ambiental desses ambientes.

Já os analistas ambientais Eduardo Almeida e Paulo Roberto Corrêa, ambos da APA Costa dos Corais, desenvolveram o tema Legislação Ambiental, enfocando as leis relacionadas à gestão desta UC (Normativas, Plano de Manejo e Zoneamento) e destacando os maiores avanços e os princípios da legislação ambiental brasileira.

No total, participaram da capacitação 94 pessoas (entre membros do CONAPAC e outros convidados, como lideranças locais), com intenso envolvimento tanto nas palestras como nas atividades de campo. A capacitação, avaliada de forma positiva por sua equipe executora, teve o apoio do analista ambiental José Ulisses, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA); do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (CEPENE); das prefeituras de Porto de Pedras e Paripueira; e do biólogo Juliano Mauricio Fritscher (IBVM - Instituto Brasileiro da Vida Marinha).

Segundo a chefia da APACC, o CONAPAC realizará reunião no dia 19 de novembro, quando deverá elaborar o planejamento para 2014, incluindo as atividades e os temas da capacitação como processo contínuo. No mesmo dia, será efetivado o processo de renovação do Conselho e, portanto, estarão presentes todas as entidades que o compõem e aquelas que se candidataram a vagas no grupo.