ICMBio e Governo de Alagoas discutem conservação ambiental

Tercio Cappello

Reunião no Palácio do Governo de Alagoas (foto: Tércio Cappello)

Uma comitiva do Instituto Chico Mendes liderada por Carla Marcon, que está à frente da Coordenação Regional 6 (Cabedelo/PB), reuniu-se com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, e representantes do empresariado do setor turístico para discutir conservação e fiscalização ambiental no litoral norte do estado.

O encontro, realizado no último dia 31, no Palácio do Governo de Alagoas, em Maceió, a pedido do governador, contou com a presença da secretária de Turismo do Estado - Setur, Daniella Novis; do superintendente de Investimentos daquela secretaria, Marcos Pradines; do presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado - IMA, Adriano Augusto; da presidente do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, Vergínia Stoldoni; da gestora do Arranjo Produtivo Local Costa dos Corais; do chefe da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, Paulo Corrêa; e dos analistas Alexis Oliveira e Ulisses Santos, do ICMBio.

O destaque da reunião foi a aproximação estabelecida entre o Governo de Alagoas e o ICMBio, pautada no esclarecimento do papel institucional e na concordância de que os interesses em preservação e sustentabilidade são comuns. "Não há possibilidade de gestão territorial de unidade de conservação sem aproximação e estreitamento no diálogo com o estado onde a UC está inserida. Este encontro respalda as articulações das UCs federais localizadas em Alagoas com o governo estadual", avalia Carla Marcon.

O momento também foi propício para que o Governo de Alagoas, já representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o IMA, pleitea-se outro acento no Conselho Consultivo da APA Costa dos Corais, agora representando o setor turístico através da SETUR.

Na ocasião, ficou acordado ainda um cronograma de reuniões com empresários do setor turístico da região para melhor interação entre as partes e explanação das ações pontuais do ICMBio na Costa dos Corais. "O momento foi importantíssimo para que ficasse claro que todos têm interesse em preservar a área alagoana da APA, querem o desenvolvimento do turismo com práticas sustentáveis e que, diante de tamanha extensão da UC, creem que as parcerias interinstitucionais atreladas às devidas corresponsabilidades são fatores primordiais para se atingir sucesso", ressalta nosso colega Paulo Corrêa.