IMA e APA Costa dos Corais aprofundam agenda interistutucional

DSCN3013
Juliano Fritscher apresenta Projeto de Inventário dos Ambientes Marinhos (foto: IMA AL)
DSCN3031
Diretor-Presidente do IMA acompanha equipe da APA Costa dos Corais à sala de tratamento do acervo botânico do Herbário (foto: IMA AL)

A pauta principal da reunião foi buscar uma maior aproximação entre esses órgãos. Participaram da reunião Paulo Roberto Correia Sousa Junior (Chefe da APA Costa dos Corais), José Ulisses dos Santos (Analista Ambiental do CMA/AL), Adriano Augusto de Araújo Jorge (Diretor-Presidente do IMA), Juliano Fritscher (Pesquisador Associado do IMA e Responsável Técnico pelo Projeto Inventário dos Ambientes Marinhos e Lagunares do Estado de Alagoas)

O Diretor-Presidente agradeceu à presença dos representantes do ICMBio, ressaltando a importância da APA Costa dos Corais para a conservação dos ambientes marinhos no Estado de Alagoas, já que 85% da área da APA está em Alagoas e que esta abrange todo o litoral norte do Estado.

Iniciou-se o diálogo sobre os procedimentos para a reinserção do IMA no Conselho Consultivo da APA Costa dos Corais (CONAPAC), quando o Dr Adriano reforçou o interesse do IMA em ser titular no conselho e que já entrou em acordo com o secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) para a troca de suplência e formalizou seu interesse através de um ofício. Paulo aproveitou o momento para ressaltar a importância da participação do IMA no CONAPAC.

A seguir, o Diretor-Presidente do IMA explicou que o Projeto Inventário dos Ambientes Marinhos e Lagunares do Estado de Alagoas associa pesquisa, educação ambiental e geração de informação para os pescadores e usuários. Quando o Chefe da APACC propôs parceria formal com o IMA para que o Inventário subsidie o zoneamento da unidade e o Dr. Adriano colocou o IMA à disposição para realizar operações de monitoramento, fiscalização e educação ambiental.

Juliano aproveitou o encontro para realizar uma breve apresentação sobre o projeto, mostrou imagens e vídeos do inventário já realizado em Paripueira e Maceió.

Paulo informou e convidou os presentes sobre a realização do I SEMINÁRIO DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM AMBIENTES RECIFAIS DA COSTA DOS CORAIS acontecerá de 25 a 27 de novembro de 2013, em Maragogi/AL. Evento destinado aos prestadores de serviços náuticos nas piscinas naturais de Maragogi e representantes do poder público como os objetivos de estabelecer regras especificas de uso, elaborar um plano emergencial e ministrar um curso de conduta consciente em ambiente recifal.

Na ocasião o Dr Adriano foi convidado a participar da mesa de abertura e o mesmo se prontificou a exposição de um estande sobre o Projeto Inventário durante o seminário

O próximo ponto de pauta foi a respeito dos procedimentos de licenciamento no interior da APACC, quando o chefe da APACC sugeriu uma articulação entre a SETUR/AL, o IMA e APACC para orientar os pequenos empreendimentos turísticos, como as pousadas da Rota Ecológica e Japaratinga a se regularizarem. Ainda foi esclarecido que o licenciamento para qualquer empreendimento na APACC deve ter autorização do ICMBio, através da CR-6.

Finalmente, Juliano apresentou a ferramenta de consulta de balneabilidade dos estuários e mares de Alagoas no site do IMA, onde é possível visualizar o resultados das análises microbiológicas (coliformes e bactérias) e físico-químicas (Ph), indicação de áreas próprias e impróprias para banhistas, além de link para imagens dos locais pelo Google Earth. A reunião se encerrou com uma visita às instalações do IMA.