Visita do Presidente

IMG 1865 copy

Presidente visita a Biblioteca do CEPENE - Biblioteca (Thais Ferraresi Pereira)

IMG 1883 copy

Presidente visita o Pier e os Meios Flutuantes (Thais Ferraresi Pereira)

 

IMG 1910 copy
Comitiva do ICMBio na cerimônia (Thais Ferraresi Pereira)

Brasília (02/05/2014) - O presidente do ICMBio Roberto Ricardo Vizentin visitou o Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio) e Área de Proteção Costa dos Corais, em Tamandaré/PE, no domingo, 27 de abril. Na visita, Vizentin conheceu a estrutura física do centro e os projetos em desenvolvimento. "Sem dúvida, o Cepene é um centro de importância estratégica para o Instituto", frisou.

Além das visita, o presidente participou da cerimônia comemorativa dos cinco anos da Fundação Toyota do Brasil em Ipojuca (PE) – que tem destinado recursos para diversas Unidades de Conservação estratégicas do bioma Mata Atlântica, entre elas a APA Costa dos Corais.

Uma parceria entre ICMBio e a SOS Mata Atlântica destina recursos da Fundação Toyota do Brasil para Unidades de Conservação estratégicas do bioma Mata Atlântica: Rebio Atol das Rocas, Monumento Natural das Ilhas Cagarras, APA Cairuçu e APA Costa dos Corais. Os investimentos serão de R$ 10 milhões, no período de 2011 a 2021.

Metade desse valor ficará em um fundo de investimento, que garantirá a continuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA, o que inclui o plano de manejo e o emponderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da unidade de conservação.

O chefe da APA Costa dos Corais, Paulo Roberto, frisou que a parceria com a Fundação Toyota do Brasil veio em boa hora. Com o plano de manejo aprovado em fevereiro de 2013, as ações de manejo estão sendo executadas com maior celeridade, entre elas a implementação de zonas de preservação da vida marinha, o fortalecimento dos conselhos municipais de defesa ao meio ambiente e o ordenamento turístico.

Segundo o coordenador Arthur Brant, o centro possui uma estrutura única de pesquisa e formação, além de um enorme potencial de ação para a conservação da biodiversidade marinha, especialmente para a região Nordeste.