Capacitação do CONSELHO

DSC00516

Exposição Dialogada (foto: equipe da APACC)

DSC00525

Grupo do Conselho de Saltinho

(Foto: equipe da APACC)

DSC00533
Grupo do Conselho da APACC

(Foto: equipe da APACC)

 

APA Costa dos Corais e REBIO Saltinho realizam Capacitação de seus Conselhos

No dia 28 de maio as unidades de conservação APA Costa dos Corais e REBIO Saltinho sediadas em Tamandaré/PE realizaram uma ação de capacitação dos seus conselheiros. Além de otimizar esforços e custos unificando as atividades, as equipes das UCs ainda contaram com o apoio do CEPENE/ICMBio, que disponibilizou espaço para reunião, alojamento e refeitório, da APA Baleia Franca/ICMBio (Santa Catarina) com a presença do analista ambiental Simão Marrul e da parceria publico privada entre Fundação Toyota, SOS Mata Atlântica e ICMBio que financiou a alimentação para os dois dias de encontro.

O tema abordado, gestão de conflitos, foi escolhido em plenária pelo Conselho da APA Costa dos Corais em sua 1° reunião esse ano (março). Na parte da manhã o analista Simão Marrul abordou os aspectos dos conflitos sócio ambientais através de uma exposição dialogada com intensa participação dos presentes. Na parte da tarde os conselheiros fizeram um exercício de iniciar um mapeamento dos conflitos da UC, escolhendo os principais para descrever o conflito (como?) e identificar: os principais impactos ao ambiente; atores (estatais e não estatais); efeitos sobre a qualidade de vida e causas do conflito.

Clique para ver os resultados dos grupos da APA Costa dos Corais e da REBIO Saltinho.

Os gestores das UCs acreditaram que o trabalho foi muito produtivo e agora será necessário avaliar a melhor maneira de dar continuidade às análises preliminares.

Ao final da reunião foi realizada uma avaliação, que se mostrou muito positiva. Segundo o Analista Eduardo Almeida: "Todos estavam cientes de que o assunto não se esgotaria no momento, mas foi dado um pontapé inicial (em ritmo de copa, heheheheh) para um importante trabalho que poderá auxiliar na gestão da APA".
Segundo Thereza Dantas, conselheira da SETUR/AL, "A reunião alcançou as expectativas e a participação foi muito produtiva".

As palavras de José Heriberto, representante do CEPENE, foram: "Exposição clara e didática co uso de exemplospráticos atendeu em grande parte minhas expectativas".

No dia seguinte, pela manhã o Conselho Gestor da APA – CONAPAC realizou uma reunião extraordinária para discutir e propor encaminhamentos no que se refere às câmaras técnicas do CONAPAC.

 

DSC00543 DSC00577

Apresentação dos Resultados

(Foto: equipe da APACC)

Reunião do CONAPAC (29/05/2014)

(foto: equipe da APACC)