Ambulancha nas Galé de Maragogi

xDSC00993
xDSC00998
xDSC00999

No dia 16 de outubro a Prefeitura Municipal de Maragogi apresentou à comunidade local os equipamentos adquiridos para contribuir com o uso responsável dos recursos naturais no municíopio. O montante de recursos alcança cerca de R$ 200 mil e é proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). Esse recurso é gerido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e essa era uma cobrança antiga da comunidade e do próprio Conselho, que aprovou o uso do recurso. A principal fonte de recurso do Fundo é proveniente das atividades turísticas de transporte aquaviário (lei municipal). Foi apresentado uma ambulancha, uma lancha para fiscalização e um caminhonete 4x4.

Conforme informou a Sra Edjanete Cândido Pereira, secretária municipal de meio ambiente, a ambulancha será toda equipada para prestar os primeiros socorros nas áreas das piscinas naturais, inclusive desfribilador, e terá 3 técnicos de enfermagem devidamente treinados como socorristas, a exemplo de como ocorre nas ambulâncias do SAMU. Explicou que o veículo irá ajudar nas ações na zona rural do município, pois atualmente as dificuldades de acesso são muitas e trata-se de uma região muito carente. A lancha da fiscalização irá ajudar no controle adequado do uso responsável pelas piscinas através da parceria entre Município, 6° Batalhão da Polícia Militar e ICMBio. Finalmente, ela explica que a aquisição e a operação foi e será custeada pelo FMMA com aval do COMDEMA, responsável pela destinação dos recursos do Fundo.

O Prefeito Henrique Madeira, presente na solenidade de entrega dos equipamentos, esclareceu que se tratava de uma demanda antiga de toda a comunidade e que todos estão de parabéns e esses equipamentos trarão segurança aos turistas e todos os operadores que atuam no local. Além disso, fortalecerá a parceria entre a prefeitura, ICMBio e Policia Militar.