Inauguração de Base da APA

DSCN9112
Mesa de abertura (foto ICMBio)
DSCN9124
Entrega das Credenciais (foto ICMBio)
IMG 9429
Equipe do ICMBio (foto Clemente Coelho)
IMG 9448
Placa Inaugural (foto Clemente Coelho)

No dia 29 de abril, o ICMBio inaugurou uma nova base no município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. Localizada na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação (UC) marinha federal do Brasil, a base terá como principais finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo para execução das ações implementação do Plano de Manejo da APA.

O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A criação de uma base para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras já era considerada pelo Centro Mamíferos Aquáticos (CMA), centro de pesquisa e conservação do ICMBio, como uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade. Sua construção foi prevista no Plano de Manejo e é vista como fundamental para a implementação de seu zoneamento.
Foi preciso, então, arregaçar as mangas, tecer diálogos e celebrar parcerias público-privadas para transformar os planos em realidade. O terreno de 1 hectare, às margens do Rio Tatuamunha, foi ofertado e doado pela Pousada Borapirá e pelo Grupo Beijupirá; o projeto arquitetônico foi doado pelos arquitetos Andréia Fonseca e Roberto Farias e a obra foi viabilizada pela APA Costa dos Corais com recursos de compensação ambiental.

A base será administrada pela equipe da APA Costa dos Corais e também será um importante foco de execução de ações do Programa Peixe-boi, que este ano passa a ser coordenado pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), centro regional de pesquisa do ICMBio. Além dos dois prédios inaugurados e o recinto de aclimatação de peixes-bois no rio Tatuamunha, um ao lado do outro, o projeto prevê a construção de um centro de exposições e educação ambiental e um galpão de serviço para o manejo alimentar dos peixes-bois em readaptação. Fase que vem sendo pleiteada junto ao Governo do Estado de Alagoas.

Atualmente, a APA Costa dos Corais conta com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. O patrocínio de 10 milhões de reais para 10 anos prevê investimentos anuais de 500 mil reais em ações de conservação da unidade e a aplicação de mais 500 mil ao ano em um fundo de perpetuidade, cujos rendimentos garantirão a continuidade das ações no futuro.

Na cerimônia ainda foi feita a entrega de uma caminhonete 4x4 pela Fundação Toyota do Brasil em regime de comodato. Esse veículo deverá dar apoio especialmente às ações de manejo e monitoramento do peixe-boi.
Também durante a inauguração da base, foi feita a entrega das credenciais aos condutores autorizados a realizar turismo de observação do peixe-boi no Rio Tatuamunha. Os documentos foram disponibilizados após um processo de renovação do credenciamento promovido pelos analistas do ICMBIO envolvidos com o Projeto peixe-boi.

Vale ressaltar a presença de várias instituições no evento, que valorizaram sobremaneira sua importância.

Atuação Nacional:

ICMBIO: Coordenação Regional de Cabedelo (CR6/ICMBIO), Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBIO), ESEC Murici e APA Piaçabuçu;

Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Alagoas (IBAMA/AL);

Instituto Federal de Alagoas (IFAL);

Instituto Bioma Brasil;

Fundação Toyota do Brasil;

Fundação SOS Mata Atlântica;

Atuação Regional:

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH);

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e turismo do Estado de Alagoas (SEDETUR);

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas;

Universidade de Pernambuco (UPE);

Instituto Biota de Conservação;

Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCCVB);

Atuação local:

Prefeita de Porto de Pedras/AL;

Prefeitura de Maragogi/AL;

Prefeitura de São Miguel dos Milagres/AL;

Associação de Emprendedores de Japaratinga em Turismo (AEJATUR);

Associação dos Jangadeiros de São Miguel dos Milagres;

Colônia de Pescadores de Porto de Pedras Z-25;

Associação dos Condutores de Turismo de Observação de Peixes-Bois Marinhos (ATPB);

Instituto Yandê: Educação, Cultura e Meio Ambiente;

Associação Milagrense de Turismo Sustentável (AMITUS);

Associação do Jangadeiros de Barra de Santo Antônio (AJAMBASA);

Além dessas alguns grupos de iniciativas apoiada pela apa comissão do fórum socioambiental da apacc e os jovens protagonistas da apacc e vários empresários do trade turístico regional

IMG 9484

Apresentação cultural (foto Clemente junior)