APA Costa dos Corais crias zonas de preservação

A APA Costa dos Corais (APACC), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a Fundação Toyota do Brasil e diversos parceiros locais, tais como as prefeituras de Maragogi e Japaratinga e seus respectivos conselhos municipais de defesa do meio ambiente, realizaram neste mês (outubro/2015) a primeira etapa de implementação das zonas de preservação da vida marinha – ZPVM – no Estado de Alagoas.

A ZPVM, também conhecida como área fechada (no-take zone), é um dos sete tipos de zonas instituídas pelo Plano de Manejo da APACC. Cada tipo de zona possui seu objetivo de criação e características de uso, e serve como instrumento de ordenamento territorial facilitador das etapas de manejo de uma área protegida. Na ZPVM não é permitida nenhuma atividade antrópica, exceto pesquisas científicas autorizadas. É a área com o maior grau de preservação da UC e possui importante papel como matriz de repovoamento de diversas espécies da fauna e flora marinha. Além do aumento do estoque pesqueiro em nível local, através da exportação de biomassa, a ZPVM também serve como parâmetro para monitoramento de áreas semelhantes, porém com uso diferenciado.

Os primeiros experimentos deste tipo, na APACC, foram realizados no município de Tamandaré-PE e Paripueira-AL com apoio dos parceiros: Instituto Recifes Costeiros (IRCOS), Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (DOCEAN – UFPE) e pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE – ICMBio). A ZPVM de Tamandaré perdurou, está consolidada há 16 anos e seus diversos estudos provam que a experiência é um sucesso.

A ZPVM de Maragogi foi criada pelo Plano de Manejo da UC, mas apenas implementada em outubro de 2015. A primeira área fechada da APA Costa dos Corais em Alagoas possui uma área total de aproximadamente 72 ha e está localizada a cerca de 6 Km da costa, no recife denominado popularmente como "Pedra do Meio". Fica entre as zonas de visitação denominadas Taocas e Galés. O recife selecionado para o fechamento fica entre duas barras, que permite a entrada de diversos organismos e larvas, além de possuir diversas cavernas que proporcionam abrigo para crustáceos e moluscos diversos. É importante frisar que, até o momento, não se conhece outra área com grande concentração da espécie de coral Mussismilia harttii na APA Costa dos Corais, outro fator relevante que levou a área a ser fechada

Instalação das boias 01

Instalação das boias de sinalização (Foto: Edvaldo Nascimento)

Boias ZPVM

Detalhe da Boia de Sinalização (foto: Edvaldo Nascimento)

 

ZPVM Maragogi

ZPVM Maragogi

A criação da ZPVM de Japaratinga vem sendo trabalhada há dois anos. Todo procedimento de construção faz parte do processo administrativo que têm por título: Zoneamento do Município de Japaratinga e deverá ser finalizado com a publicação da portaria que regulamenta a zona. A área fechada do município foi amplamente discutida pela população em geral, principalmente com o público mais afetado e, consequentemente, beneficiado: os pescadores locais. Também foi feita uma avaliação ecológica rápida pela equipe da APACC e pesquisadores parceiros.

Durante a avaliação, nos levantamentos para as 18 espécies de corais duros encontrados na costa brasileira, foram observados 10 espécies; 42 espécies de peixes; além dos extensos prados de fanerógamas marinhas que são: alimento preferencial do peixe-boi-marinho, proteção e berçário para organismos juvenis, ecossistemas considerados base para a manutenção da diversidade e riqueza de organismos nos ambientes costeiros, principalmente como conexão entre os estuários e os recifes. A área possui aproximadamente 230ha e se encontra definida e implementada de forma provisória, a fim de que as pessoas já incorporem seu objetivo.

ZPVM Japaratinga

 ZPVM Japaratinga

Elacatinus fígaro

Elacantinus Figaro (neon - Foto: Juliano FritscherFoto: Juliano Fritscher

Corais Duros

Espécies de corais duros (Cnidaria: Sleractinea) observados nos recifes de Japaratinga –AL (foto: Barbara Pinheiro.)

Halophila decipiens

Prados de angiospermas marinhas Halophila decipiens identificadas no município de Japaratinga, Alagoas (Foto: Karine Magalhães)

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE Fritscher /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}