APACC investe no monitoramento participativo da biodiversidade

DSCN0062
Porto de Pedras (AL). Foto: Acervo Associação Peixe-boi

DSCN0038

Porto de Pedras (AL) Foto: Acervo Associação Peixe-boi
Curso Maceió 1
Maceió (AL). Foto: Acervo Associação Peixe-boi
Curso Maceió 3
Entrega dos Certificados. Foto: Acervo Associação Peixe-boi

Foram realizados entre os dias 27 de outubro e 05 de novembro dois treinamentos para atendimento de ocorrências com peixes-boi marinhos nos municípios de Maceió e Porto de Pedra, em Alagoas. Os cursos fazem parte do "Projeto Monitoramento Comunitário da Biodiversidade da APA Costa dos Corais", realizado pela Associação Peixe-boi, CMA e APA Costa dos Corais/ICMBio e com apoio financeiro da Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica.

O primeiro treinamento foi direcionado a membros das comunidades dos municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras e capacitou 38 pessoas. Já o segundo treinamento capacitou 39 técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, do Batalhão de Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Biota de Conservação e da empresa de mergulho Let's Dive. Foram ministradas aulas teóricas e práticas com o objetivo de capacitar comunitários e técnicos para o monitoramento participativo dos peixes-bois marinhos reintroduzidos no estado de Alagoas. Durante o curso, foram abordados aspectos relacionados à APA Costa dos Corais e biologia e conservação de peixes-bois. Os participantes receberam ainda informações sobre o protocolo de atendimento de ocorrências com estes animais e agora estão aptos a apoiar atividades ligadas ao monitoramento da espécie, acionando, sempre que necessário uma equipe especializada do ICMBio que supervisionará todo o trabalho.

Este é o primeiro passo para a estruturação de uma rede de colaboração e troca de informações visando atender prontamente ocorrências como encalhes e coibir o molestamento destes indivíduos reintroduzidos. Segundo o analista ambiental do ICMBIo, Iran Normande, "este é o embrião de uma rede de conservação dos peixes-bois em Alagoas e quem sabe esta iniciativa não pode se expandir para outros estados com ocorrência da espécie. Nosso objetivo é integrar governo e sociedade na luta para evitar a extinção da espécie."

De acordo com a Presidente da Associação Peixe-boi Flávia Rêgo, "ficamos muito satisfeitos com a participação de todos durante os cursos. Outros grupos já nos solicitaram novos treinamentos e esperamos conseguir atender a todos".

Os treinamentos contarão ainda com uma segunda etapa prática, onde os participantes poderão acompanhar atividades técnicas como a soltura de um indivíduo reabilitado em cativeiro e o transporte de um peixe-boi de Itamaracá para Porto de Pedras e assim entender melhor sobre o manejo destes animais.